Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/13 às 19h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretária reúne-se com representantes da ONU Mulheres

COMPARTILHAR

Elas discutiram evento da campanha mundial dos 16 dias de ativismo pelos direitos femininos


Brasília (08/11/2013) – A secretária da Mulher, Olgamir Amancia, recebeu na tarde desta sexta-feira (8), em seu gabinete, comitiva da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Durante o encontro, foi discutido o apoio da Secretaria ao projeto “Tião Simpatia no show Mulher de Lei”, que vai encerrar os eventos da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A campanha, que ocorre de 25 de novembro a 10 de dezembro, é uma mobilização global que busca eliminar todas as formas de violência contra a mulher. O período compreende algumas datas significativas (veja abaixo). No Brasil, começa mais cedo: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para destacar a tripla discriminação (social, de gênero e raça) sofrida pelas mulheres negras.

O show de Tião Simpatia, que terá ainda a participação do costarriquenho Miguel Solari, está marcado para o dia 10 de dezembro, em Brasília. Deverá contar com a presença de autoridades locais e federais, além de representantes de entidades da sociedade civil que defendem os direitos femininos. A professora Maria da Penha, que inspirou a lei que pune os autores de crimes contra a mulher, pode comparecer ao evento.

Todo o apoio – A secretária Olgamir Amancia colocou a sua pasta à disposição da ONU Mulheres e prometeu dar todo o apoio ao evento. Ela disse que, já na próxima semana, vai consultar as secretarias de Turismo e da Cultura, para ver se há a possibilidade de indicar um espaço do GDF para a realização do show.

“Temos todo o interesse de apoiar essa iniciativa, que está em sintonia com a as orientações do nosso governador. O GDF, e em especial a Secretaria da Mulher, adota a política de se articular com todos os setores da sociedade para dar a máxima visibilidade às ações de empoderamento das mulheres”, disse a secretária.

Participaram ainda da reunião as subsecretárias Silvânia Timóteo, de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e Sandra Di Croce, de Políticas para as Mulheres. A ONU Mulheres estava representada por Nadine Gasman, Joana Chagas, Junia Puglia e Miren Saiz.

Quem é – Cordelista e arte educador, o brasileiro Tião Simpatia é um artista engajado no combate à violência contra as mulheres e parceiro antigo da ONU Mulheres. Ele colocou em cordel a Lei Maria da Penha para popularizar o entendimento e a aplicação dos direitos assegurados pela legislação. O artista tem se apresentado em vários eventos públicos no Brasil e no exterior e em programas culturais e de entretenimento na TV brasileira.

16 Dias – A campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo abrange um conjunto de datas importantes, relacionadas à questão dos direitos humanos. Além do Dia da Consciência Negra, a mobilização perpassa o Dia Internacional da Mulher (25 de novembro), o Dia Mundial de Combate à Aids (1 de dezembro), o Dia do Laço Branco (6 de dezembro) – quando os homens expressam seu apoio à luta das mulheres – e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

Ascom SEM/DF
3961-1782 e 9272-9702