Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/15 às 23h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Abril Indígena será aberto no dia 19

COMPARTILHAR

Semidh apoia evento que celebra Dia do Índio. Durante seis dias, haverá várias atrações

De 19 a 24 de abril, o Governo do Distrito Federal promove o Abril Indígena, série de atividades para celebrar a passagem do Dia do Índio (19). O evento é organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), em parceria com a Secretaria de Cultura e outros órgãos do governo e da sociedade civil.

A abertura será neste domingo, dia 19, às 9h, no Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, em frente ao Memorial JK. Na ocasião, será dada posse simbólica aos três primeiros servidores indígenas a serem contratados pelo governo. Dois deles – Osvaldo Xukuru e Francisco Tabajara – estão lotados na Semidh e o terceiro – Álvaro Tukano –, na Secretaria de Cultura.

Após a solenidade, índios Krahô, de Tocantins, Fulni-ô, de Pernambuco, e de etnias que habitam o Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, farão exibição de dança, pintura corporal e artesanato. Além disso, haverá plantio de buriti. O acesso é aberto ao público.

Durante os sete dias do evento (confira a programação completa), os índios vão ministrar minicursos – aulas rápidas, de cerca de uma hora – com noções sobre as línguas tupis-guaranis e promoverão debates e rodas de conversa, além de apresentações culturais. Todas essas atividades vão se concentrar no Memorial dos Povos Indígenas.

Pesquisa – Ainda dentro do Abril Indígena, a Codeplan e a Semidh darão entrevista coletiva à imprensa, na quarta-feira (22), no auditório da Codeplan, para divulgar a pesquisa “População Indígena: um primeiro olhar sobre o fenômeno do índio urbano na Área Metropolitana de Brasília”, que traça um perfil socioeconômico e demográfico da comunidade indígena do DF.

Osvaldo Xukuru, que ocupa o cargo de chefe de Núcleo de Diversidade Cultural, da Coordenação de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, disse que o Abril Indígena busca resgatar a cultura dos nossos povos ancestrais, primeiros habitantes do território brasileiro, e estimular políticas públicas de desenvolvimento da cultura indígena.

Segundo ele, estima-se hoje no Brasil uma população de mais de 800 mil índios. Ainda segundo Xucuru, levantamento do IBGE de 2010 indica a existência no DF de quase sete mil indígenas de várias etnias, entre as quais Guajajara, Terena, Kamayurá, Xavante e Pataxó.

“Esse contingente populacional praticamente não tem nenhuma visibilidade. O Abril Indígena vem exatamente para valorizar esse povo, para promover a cultura indígena e informar a respeito de sua diversidade e presença tradicional nas comunidades, inclusive em Brasília, bem pertinho de nós”, reforçou ele.

Serviço:

Abril Indígena
Data: de 19 a 24 de abril
Local: Memorial dos Povos Indígenas

Mais informações:
Ascom Semidh
3961-1782