Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/14 às 20h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria participa da Semana de Educação para a Vida

COMPARTILHAR

Servidores darão palestras e apresentarão o Jogo da Mulher nas escolas


Brasília (7 de maio de 2014) – A Secretaria da Mulher participará pela primeira vez da Semana de Educação para a Vida, realizada todos os anos pela Secretaria de Educação. O evento, que começa na próxima segunda (12) e vai até a sexta (16), ocorre em todas as escolas da rede pública do DF e visa a discutir temas de interesse da comunidade escolar. Este ano, estão na pauta educação não-sexista e direitos da mulher.

“A participação da Secretaria da Mulher neste evento demonstra a importância da educação para a mudança, para a adoção de uma nova cultura, baseada em relações livres de preconceito, machismo e sexismo. Vamos oferecer uma noção de respeito e valorização da diversidade, que conduza ao respeito aos direitos humanos”, explica Valesca Leão, secretária da Mulher do DF.

A Secretaria vai participar por meio do projeto “GDF Fazendo Gênero na Escola”. O projeto desenvolve atividades com o objetivo de eliminar conteúdos sexistas e discriminatórios e promover a inserção dos direitos da mulher nos currículos escolares. Além disso, busca reforçar o papel do Estado, da escola e da sociedade na construção de uma cultura de equidade de gênero.

Assim, durante a Semana da Educação, técnicos da Secretaria da Mulher darão palestras nas escolas (veja programação abaixo) sobre gravidez na adolescência, alertando para os cuidados com o corpo, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), vacinação contra o HPV e gravidez indesejada, entre outros temas.

Eles apresentarão, também, o “Jogo da Mulher, ferramenta lúdico-didática baseada no tradicional “trunfo”. Nele, os participantes disputam, entre si, cartas de baralho com figuras de mulheres de todas as etnias e características físicas, que retratam o perfil multifacetado da mulher brasileira. Vence o jogador que ganhar todas as cartas.

Cada carta traz ainda informações sobre os direitos femininos previstos na Constituição, na Lei Maria da Penha e na Lei Orgânica do DF, como a importância de denunciar agressões, o direito à vida, à segurança, à saúde, à justiça, à educação, à liberdade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, entre outros.

Serviço:

Programação do GDF Fazendo Gênero nas Escolas durante a Semana de Educação:

12 de maio – 14h30 às 17h – Centro de Ensino Médio nº 111 – Recanto das Emas
13 de maio – 9h às 11h – Centro de Ensino Especial de Planaltina
               – 14h30 às 17h – Centro de Educação Infantil nº 416 – Santa Maria
14 de maio – 8h30 às 12h – Centro Educacional nº 104 – Recanto das Emas
               – 14h às 17h – Centro de Ensino Fundamental nº 12 – Ceilândia
16 de maio – 9h às 11h – Escola Paroquial de Planaltina

Carolina Sales
Ascom SEM-DF
3961-1782 / 3425-4779