Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/14 às 21h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria participa do Encontro de Mulheres Mil

COMPARTILHAR

O evento é uma parceria do GDF com o Instituto Federal Brasília

P1100547A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF) participa nestas quinta (15) e sexta (16) do Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil. O evento é promovido pelo Instituto Federal Brasília (IFB) e tem o apoio do GDF. Paralelamente, será realizado o II Workshop do Mulheres Mil do IFB.

Durante o encontro, que ocorrerá no campus Brasília do IFB, na 610 Norte, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF promoverá palestra sobre a Lei Maria da Penha e igualdade de gênero. A ideia é que esses temas sejam inseridos no conteúdo dos cursos ministrados pelo instituto.

O Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil tem como objetivo discutir a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. Durante os dois dias, das 9h às 17h, serão realizados debates, mesas redondas, oficinas e palestras.

Segundo Neuza Castanha, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, o principal foco da palestra serão os direitos das mulheres, tanto no que diz respeito à violência doméstica, como na questão da autonomia e emancipação financeira.

“Oferecer cursos profissionalizantes às mulheres que estão em situação de violência é fundamental para que elas deem um novo rumo às suas vidas. Esses cursos, certamente, esclarecerão muitas dúvidas e abrirão as portas para caminhos mais promissores”, ressaltou.

O que é? – O Programa Mulheres Mil foi criado no ano de 2008, nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2011, o programa estendeu-se para todos os estados brasileiros.

De acordo com o programa, os institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) selecionam mulheres que estejam em situação de risco e oferecem a elas cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam uma formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã.

No IFB, o programa Mulheres Mil teve início em 2011, nos campos de Gama e Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, a 200 estudantes.

No campus Taguatinga Centro, são ministrados cursos de empreendedorismo com ênfase em alfabetização, técnicas de secretariado e atendimento ao cliente. As estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural. No campus Gama, são oferecidos os cursos de camareira em meios de hospedagem e panificação.

Cinquenta mulheres farão os cursos no primeiro semestre e outras 50, no segundo semestre. Todas elas são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) das cidades de Santa Maria, Recanto das Emas e Gama.

Ana Carolina Dinardo
Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3245-4779