Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/15 às 0h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria promove o “Março de todas as mulheres”

COMPARTILHAR

Durante o mês, atividades em todo o DF vão celebrar as conquistas femininas

Janaína Michalski
Repórter Ascom Semidh

Brasília (25/02/2015) – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) realizará, a partir da próxima semana e durante todo o mês de março, atividades nas várias cidades do DF para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Chamado de “Março de todas as mulheres”, o conjunto de eventos será dividido por temas, um por semana. Na primeira, será enfocada “autonomia”, envolvendo assuntos de trabalho e empreendedorismo.

Na segunda semana, o assunto será “força”, com temas sobre acesso à justiça e defesa de direitos. Na terceira, o foco é “vida”, sobre promoção da saúde e do esporte. Na quarta e última semana, o tema é “poesia”, sobre educação, cultura e acesso à informação.

Além da programação temática, o “Março de todas as mulheres” terá outras atividades, como a Caminhada e Corrida da Mulher, marcada para 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 9h, no Parque da Cidade. O percurso é de 4 km. Ao final, a comemoração será com um piquenique.

Já no dia 15, está programado o 1º Torneio Feminino de Sinuca, em Itapoã, além de aulões de ginástica nos Centros Olímpícos, visando a prevenção e todas as idades; de uma oficina de beleza, com o apoio do sistema S; e de jogos de futebol e de vôlei feminino com atletas profissionais do DF, aos domingos.

Reunião – Na terça-feira (24), a secretária da Semidh, Marise Nogueira, reuniu-se com a secretária do Esporte, Leila Gomes, e com representante da Secretaria de Cultura para discutir algumas ações relacionadas ao “Março de todas as mulheres”. As secretárias adjuntas de Políticas para as Mulheres, Cleide Lemos, e de Políticas para a Igualdade Racial, Vera Araújo, também participou do encontro.

Durante as semanas temáticas, um dos objetivos primordiais da Semidh é alcançar todos os públicos, de todas as idades, uma vez que em março há outra data importante para os direitos humanos: dia 21, quando se celebra o Dia Internacional de Combate ao Racismo e também o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Além disso, a secretária adjunta Cleide Lemos, destacou a necessidade de a série de eventos ter, também, ações voltadas para os homens.

Por fim, a secretária Marise lembrou que há campanhas internacionais de envolvimento de homens, principalmente na questão do combate à violência de gênero, que é onde a Semidh tem mais ações próprias e em parceria com as polícias e com o Judiciário. “Nesse sentido, almejamos uma participação marcante nesse Março de Todas as Mulheres”, concluiu a secretária.

Ascom Semidh
3961-1782 e 3425-4779