Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/13 às 18h52 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria prossegue com atividades do “Março Mulher”

COMPARTILHAR

Ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher serão realizadas até o dia 27 de março. Discussões sobre educação não-sexista e condição da mulher negra são alguns dos temas que serão debatidos nos próximos eventos da Secretaria da Mulher  

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, já passou. Mas, para a Secretaria de Estado da Mulher, todo dia é dia da mulher. Por este motivo, as ações relacionadas às questões das mulheres e da promoção da igualdade de gênero continuam a todo vapor na pasta. Até o dia 27 acontecem mutirões, oficinas de saúde, passeio motociclístico, cine-debate e cine-clube. 

No Distrito Federal, além de gerar um momento de integração entre o governo e a sociedade, o objetivo das atividades desenvolvidas pela SEM-DF – dentro do projeto “Março Mulher” – é promover os valores da emancipação feminina, dos direitos das mulheres e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento às mulheres no DF. 

Desde o dia 1º de março, foi mais de 15 ações que aproximaram as mulheres das iniciativas governamentais que objetivavam a sua cidadania. “De forma descentralizada, levamos para diferentes localidades serviços de saúde, mutirões para a cidadania, rodas de conversa com lideranças, atividades artísticas e culturais e divulgação dos equipamentos de proteção às mulheres. Foi uma programação extensa, articulada em rede, pois esta é a nossa política pública: integrada e multisetorial”, esclarece Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher. 

Contudo, as atividades ainda não acabaram. Haverá, ainda, mais duas edições do “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” – projeto “As mulheres dão as cartas” – em duas escolas públicas de Ceilândia. A articulação da SEM-DF e da Secretaria da Educação, intitulada “GDF fazendo gênero na escola”, age com o intuito de eliminar conteúdos sexistas e discriminatórios e promover a inserção de componentes curriculares de educação para a equidade de gênero. 

Além disso, a atividade reforça o papel do Estado, da escola e da sociedade na construção de uma cultura de equidade de gênero e de respeito à diversidade. “Uma educação não-sexista não reforça a concepção de um mundo masculino superior ao feminino; não limita a capacidade e autonomia feminina. Ela é o contrário disso: estabelece condições de igualdade de oportunidades para ambos os sexos”, explica a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Di Croce Patricio. 

As mulheres acolhidas pela SEM-DF no Centro Especializado da Mulher (CRAM) passarão pela oficina “Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”. Segundo a subsecretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Silvânia Matilde, o encontro será importante para fortalecer a autoestima das mulheres, pois algumas se encontram fragilizadas, dadas as condições de violências as quais foram submetidas. “Quando a mulher se sente bem consigo mesma, ela tem forças para lutar de forma mais aguerrida por seu espaço na sociedade”, avalia. 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO MARÇO MULHER 2013


O quê

Quando

Onde/Horário

Informações

Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”

20/3

Escola Classe 12 de Ceilândia, das 14h às 17h

(61) 3355-8080 (Para convidadas)

“Oficina Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”

20/3

CRAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 16h às 17h30

(61) 3355-8080 (Para convidadas)

Cine-debate com mulheres negras (em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial). Evento em parceria com a SEPIR-DF

21/3

CRAM Ieda Santos Delgado (Estação do Metrô 102 Sul), a partir das 14h30

(61) 3355-8093 (Para convidadas)

Cine Clube CDM-DF apresenta: “Cinderela, lobos e um príncipe encantado”

23/3

Biblioteca Nacional de Brasília, a partir das 15h

(61) 3355-8090 (Aberto ao público)

Projeto Mulheres em Movimento apresenta: 3º Passeio Motociclístico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

23/3

Estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 9h às 20h

(61) 8618-0581 (Falar com Andréia Oliveira – Aberto ao público)

Mutirão Rede Mulher Informação, Formação e Cidadania – Projeto “As Mulheres dão as Cartas”

27/3

Escola Classe 36 de Ceilândia, das 9h às 12h e das 14h às 17h

(61) 3355-8080 (Para convidadas)