Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/15 às 18h40 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria apoiará Jogos Mundiais Indígenas

COMPARTILHAR

Secretárias Marise e Vera Araújo receberam Marcos Terena

Janaína Michalski
Repórter da Ascom Semidh

Brasília (05/02/2015) – A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, recebeu, nesta quinta (5), Marcos Terena, do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e articulador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, marcados para 15 a 27 de setembro, em Palmas (TO). A secretária adjunta de Igualdade Racial, Vera Lúcia Araújo, participou do encontro, juntamente com o gerente de Programas e Projetos, Francisco Tabajara.

Na reunião, Terena pediu apoio da Secretaria para o encontro preparatório para os Jogos. O encontro será realizado em Brasília durante a Semana do Índio, de 13 a 16 de abril, e deve contar com a presença de delegados de 22 países e cerca de 30 representações de nações indígenas brasileiras.

“Os Jogos Mundiais são um evento inédito. É como se fosse a Copa do Mundo dos índios. Vamos ter 22 delegações indígenas estrangeiras, incluindo Rússia, Congo, China, Japão e nós, das Américas”, disse Terena.

Segundo ele, os Jogos incluem esportes praticados por diferentes etnias. “No Brasil, por exemplo, temos a corrida da tora e o futebol de cabeça, que é muito parecido com o futebol dos maias, que estarão presentes e são da Guatemala. Mas eles usam mais os ombros. Os índios do México, que usam os joelhos no futebol, também virão”, afirmou.

Ao confirmar o apoio, a secretária adjunta Vera Lúcia Araújo disse que a Secretaria vai trabalhar de forma a criar elos entre a organização do evento e o GDF. “Buscaremos ser criativos para encontrar uma forma real, eficaz e efetiva de fazer essa parceria. A Secretaria de Turismo é um potencial parceiro. Naturalmente que um evento de repercussão internacional como esse representa um ganho turístico para o DF”, afirmou ela.

Vera disse ainda que a Secretaria de Cultura deverá ser outra parceira na organização dos Jogos, já que durante os eventos esportivos também acontecerão oficinas e atividades de caráter cultural, além da Secretaria de Esportes, parceira de primeira hora.

“O papel da nossa Secretaria será, então, o de ampliar e articular essas capilaridades para que o encontro em abril seja grandioso“, concluiu a secretária adjunta.

Ascom Semidh
3425-4779 e 3961-1782