Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/15 às 13h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria repudia ataque contra casas de terreiro

COMPARTILHAR

Semidh reafirma todo apoio e solidariedade a quem sofre intolerância religiosa

A Secretaria de Política para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) manifesta seu repúdio e sua indignação com o ataque simultâneo a três casas de Candomblé, localizadas na Região Metropolitana de Brasília, ocorrido na noite de 11 para 12 de setembro.

As casas de Babazinho de Oxalá, em Santo Antônio do Descoberto; de Djair de Logun Ede, em Águas Lindas; e de Pai Adauto, em Valparaíso, foram apedrejadas, depredadas e incendiadas. Tais práticas inaceitáveis, inspiradas pelo fundamentalismo religioso, demonstram ainda o racismo e o preconceito, uma vez que são crenças de ancestralidade africana. Tais atos violam direitos constitucionais legi?timos e atentam contra os Direitos Humanos em sua forma mais ampla.

A Semidh reafirma todo apoio e toda solidariedade a quem sofre intolerância religiosa ou por conta de outros marcadores sociais, e comunica que encontra-se em tramitação a criação do Comitê Distrital de Diversidade Religiosa — um mecanismo para discutir e elaborar políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento do Estado laico e ao combate à intolerância religiosa.

Marise Nogueira
Secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos