Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/09/17 às 19h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Sedestmidh comemora o Dia Internacional do Idoso com várias atividades

COMPARTILHAR

Para marcar o Dia Internacional dos Idosos, comemorado no dia 1º de outubro, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) promove a 1ª Virada da Maturidade de Brasília.

As mais de 14 atividades vão começar nesta sexta-feira (29), a partir das 12h, com almoço de abertura do calendário de ações e vão até o dia 25, às 14h, quando ocorrerá a Caravana dos Idosos na ARUC, no Cruzeiro.

 

As outras atividades são as seguintes: no dia 2, às 8h45, rodada de conversas, no auditório da Anvisa, e a Semana do Idoso Rede, das 8h às 12h, no Paradão Taguatinga; no dia 3, às 10h, Sessão Solene da Câmara Legislativa, no Plenário Ulysses Guimarães, e o Dia da Família, no Paradão Taguatinga; no dia 4, das 8h às 12h, Mutirão do Benefício de Prestação Continuada;  no dia 6, às 14h, também no Paradão, a Sedestmidh e a Associação dos Idosos realizam Baile Festivo; no dia 11, às 14h, é a vez dos moradores do Cruzeiro serem contemplados com o evento “Integrando Gerações”; no dia 11, às 16h, o Governo de Brasília e parceiros realizam mais um Baile da Terceira Idade, no Centro de Convivência do Idoso de Ceilândia (CCI); no dia 17, roda de Capoterapia, no Instituto Ladainha em Taguatinga; no dia 20, às 14h, encontro de idosos moradores da área rural PAD/DF do Distrito Federal; e no dia 24, às 20h, haverá o evento “Qualidade de Vida”, na Associação de Moradores do Riacho Fundo II.

 

Cenário

Existem 448.194 idosos no Distrito Federal, o que representa 15,42% da população da cidade. A Sedestmidh conta com a Coordenação da Pessoa Idosa, que tem por objetivo desenvolver políticas públicas para o setor e apoiar os trabalhos desenvolvidos nos 18 Centros de Convivência dos Idosos (CCI), no sentido de qualificar o atendimento e fortalecer as instituições.

 

A pasta possui uma Unidade de Acolhimento para Idosos (UNAI), na modalidade provisória, com 20 vagas e quatro unidades conveniadas de longa permanência para idosos, com 229 vagas. No total, são 249 vagas disponíveis para os idosos no DF.

 

A Sedestmidh possui ainda 16 Centros de Convivência (CECON), duas entidades conveniadas e mais sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que realizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com as pessoas da terceira idade. No mês de agosto, por exemplo, 1.126 idosos foram atendidos nessas unidades. Os CCIs atendem em média cem pessoas por dia.

 

Por: Camila Piacesi