Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/17 às 16h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Sedestmidh garantiu estrutura para acampamento dos povos indígenas

COMPARTILHAR

A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), por meio da sua Subsecretaria de Igualdade Racial, participou ativamente da organização da 14ª edição do Acampamento Terra Livre, que reuniu mais de 4.500 indígenas, de mais de 200 povos diferentes, entre 24 e 28 de abril, no gramado ao lado do Teatro Nacional de Brasília.

O acampamento foi organizado pela Articulação dos Povos Indígenas (APIB) e viabilizado pela Sedestmidh que garantiu a entrega de 500 mil metros cúbicos de água, equivalentes a cerca de 50 caminhões pipas, água potável, papel higiênico e transporte para o deslocamento de lideranças indígenas a reuniões e eventos.

A pasta também assegurou a limpeza dos banheiros, a manutenção e a montagem do acampamento e, por meio de conversa com a Apib, a instalação de alambrados para a proteção e conservação da Praça dos Ipês, local que ainda será inaugurado e localizado perto de onde os povos estavam instalados.

No dia 25, o titular da pasta, Gutemberg Gomes, o secretário de Segurança Pública e Paz Social, Edval Novaes, a secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marcia de Alencar, e o subsecretário de Igualdade Racial, Victor Gomes, conversaram com as lideranças indígenas e o comandante da Polícia Militar, a fim de evitar conflitos e viabilizar a segurança do acampamento. Na ocasião, aconteceu um fato histórico, o governador Rodrigo Rollemberg recepcionou os dirigentes da APIB, o que nunca tinha acontecido antes.

O acampamento terminou no dia da greve geral. O secretário e a equipe da Subsecretaria asseguraram a saída dos povos indígenas com segurança e estrutura, sem que eles tivessem nenhum prejuízo. No mesmo dia, cerca de cem servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizaram uma limpeza no local do acampamento, com a retirada de bambus e lonas, que serviram de ocas, além da catação de lixo e limpeza do local.

Em homenagem ao Dia do Índio, a APIB realizou um ato ecumênico pelos 20 anos da morte do Galdino, na Praça do Compromisso, 703/4 Sul. A ação contou com a participação da secretária adjunta Márcia de Alencar, do subsecretário de Direitos Humanos, Rodrigo Dias, e do subsecretário de Igualdade Racial, Victor Nunes.