Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/07/16 às 18h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Sedestmidh promove atividades de comemorações dos dez anos da Lei Maria da Penha

COMPARTILHAR

dfvdfv

A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) preparou um mês de atividades pelos 10 anos da Lei Maria da Penha. No dia 7 de agosto, o primeiro decênio da lei que representa o marco das políticas públicas para as mulheres no Brasil será comemorado com uma caminhada, às 9h, na Praça do Centro de Ceilândia. 

A Lei Maria da Penha nasceu de um anseio dos movimentos feministas por políticas voltadas para o combate das diversas violências praticadas contra a mulher. Em 2006, a lei entrou em vigor com a previsão de ações do Estado para a criação de uma rede nacional de proteção feminina e a aplicação de punições mais severas para agressores.

A lei leva o nome da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, agredida pelo marido durante 23 anos e vítima de duas tentativas de homicídio. Na primeira vez que tentou matá-la, seu ex-marido atirou duas vezes contra Maria da Penha, deixando-a paraplégica. Maria da Penha denunciou o então marido depois que ele tentou assassiná-la eletrocutada e afogada. Ela traçou, a partir disso, uma trajetória de luta e militância em prol da conquista e consolidação dos direitos da mulher. 

Em homenagem à Maria da Penha, à lei e a todas as mulheres brasileiras, a Secretaria A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) inicia a agenda de comemorações no dia 2 de agosto, com um debate sobre Gênero, na Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte. 

Clique aqui e confira a programação completa