Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/15 às 17h54 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Secretaria apoia Universidade da Maturidade

COMPARTILHAR

Projeto em parceria com UnB será aberto nesta quinta-feira

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) participa, nesta quinta-feira (16), na qualidade de parceira da Universidade de Brasília (UnB), da inauguração da Universidade da Maturidade. O evento ocorre às 14h, no campus da UnB na Ceilândia.

O projeto prevê ações educativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades dos idosos do Distrito Federal com foco na saúde, direito, esporte, lazer, arte e cultura. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento humano desse segmento social.

A primeira turma será formada por cem alunas e alunos, todos com mais de 45 anos. As aulas começam no dia 27 deste mês e serão ministradas de segunda a sexta, das 14h às 17h30. O curso tem, ao todo, 340 horas/aula, vai durar dezoito meses e formar educadores políticos sociais.

O que é – O projeto Universidade da Maturidade de Brasília se baseia no exemplo da Universidade da Maturidade da Universidade Federal de Tocantins, que hoje se destaca em ações educativas.

Uma das propostas do curso é democratizar o saber, possibilitando às pessoas adultas e idosas o acesso à universidade, na perspectiva da educação continuada, do resgate da cidadania e do desenvolvimento do espírito de convivência.

Para o primeiro curso, foi dada prioridade a moradores de áreas mais carentes do DF, acima de 45 anos e sem necessidade de alfabetização ou escolaridade. No segundo semestre, outra turma será aberta.

A Universidade da Maturidade pretende atuar em diversas regiões administrativas do Distrito Federal, em especial nas mais populosas e caracterizadas como socialmente vulneráveis pelos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ancorado nos pilares do ensino e extensão de cursos da UnB e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o projeto tem apoio da Coordenação do Idoso da Semidh, do Conselho dos Direitos do Idoso, do Clube da Saúde e da Associação Cultural e da Recreativa Esportiva Farmacêutica.

Ascom Semidh
3961-1782