Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/15 às 0h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Semidh discute segurança alimentar

COMPARTILHAR

Encontro é preparatório para IV Conferência Distrital

Brasília (27/5/2015) – A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) participou da Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do DF, realizada no Gama, no sábado (23).

O encontro é preparatório para a IV Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional do DF, cujas propostas serão levadas para a V Conferência Nacional, de 2 a 6 de novembro, em Brasília. O tema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por soberania e segurança alimentar e nutricional”.

Segundo os participantes da pré-conferência, a alimentação só foi incluída como direito social na Constituição em 2010, 22 anos após a promulgação da Carta. Ainda, segundo eles, o conceito de segurança alimentar abrange a “realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente”. Por isso, envolve questões relacionadas à produção, ao acesso e ao consumo humano.

Na Conferência Distrital, em julho, serão eleitos 33 delegados – 22 da sociedade civil e 11 do governo –, escolhidos de um universo de 300 pessoas indicadas, a cada 50, nas seis pré-conferências.

As conferências distritais fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ao lado do conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que participarão do governo e sociedade civil e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, com representantes de 12 secretarias de Estado.

Pela Semidh, estiveram presentes à pré-conferência a assessora especial da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial (SIR), Lucélia Aguiar, o gerente de Comunidades Tradicionais e patrimônio Cultural, também da SIR, Murilo Mangabeira, e a diretora de Ações Afirmativas e Assuntos Intersetoriais, Renata Parreira, da Secretaria adjunta de Políticas para Mulheres.

Eles participaram da reunião conjunta dos grupos de trabalho sobre mulher e povos e comunidades tradicionais no contexto da segurança alimentar e tradicional.

Ascom Semidh
3961-1782