Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/15 às 22h32 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Semidh e movimento down avaliam parceria

COMPARTILHAR

Representantes de ONG foram recebidos por dirigentes da Secretaria

Janaína Michalski
Da Ascom Semidh

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, recebeu nesta sexta (27), em seu gabinete, representantes da ONG Movimento Down, referência mundial em inclusão de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual.

No encontro, foi discutida a proposta do movimento de desenvolver nas maternidades do DF um projeto piloto voltado à capacitação dos profissionais da saúde e ao acesso à informação para as famílias que vão receber um bebê nessas condições. A ideia é levar os materiais já disponíveis para todo o Brasil pela internet para dentro das maternidades.

“Observamos que a mãe que recebe informações e apoio logo no nascimento tem um tempo de luto menor, o filho vai começar a receber uma estimulação precoce mais rapidamente e vai para a escola comum. Ela acaba por dar maior autonomia à criança”, explica Christiane Aquino, uma das representantes da ONG.

A secretária Marise Ribeiro disse que, embora a área de saúde precise ser ouvida também sobre essa proposta, a ação está em harmonia com a missão da Semidh “Por um DF sem preconceito” e pediu para que o trabalho do Movimento Down cresça a fim de abranger outros segmentos de pessoas com deficiência.

Para a secretária, existe um paradigma a ser desconstruído e uma nova cultura a ser estabelecida tanto no ambiente médico, quanto nos ambientes familiar e social acerca do nascimento de uma criança com deficiência. Assim, a ação proposta pela ONG ajuda a alcançar esse objetivo.

Participaram ainda da reunião Raimer Rezende, secretário-adjunto de Direitos Humanos, e Paulo Beck, coordenador de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ambos da Semidh, e Maria Antônia Goulart, da ONG Movimento Down.

Curso de Capacitação – Entre os dias 27 e 30 de abril, será realizado o Curso de Capacitação em Direitos das Pessoas com Deficiência, promovido pelo Movimento Down e pela Defensoria Pública do DF.

Podem participar defensores públicos, conselheiros tutelares e professores das redes pública ou privada. Cada dia será dedicado a um tema: jurídico, médico, social e educativo. As aulas serão das 8h às 12h, na escola da Defensoria Pública, no Edifício Venâncio 2000.

Serviço:

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site da ONG: www.movimentodown.org.br 

Ascom Semidh
3961-1782 e 3425-4779