Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/15 às 15h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Semidh participa da Marcha das Margaridas

COMPARTILHAR

Atendimento da Secretaria estará disponível para todas as mulheres

cartazmargaridasA Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) participa, na terça (11) e quarta-feira (12), da 5ª Marcha das Margaridas, a maior manifestação pelos direitos das mulheres do mundo, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A concentração do evento será no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.

A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher Vítima de Violência no Campo e no Cerrado estará no local com os serviços, das 9 às 16 horas, oferecendo assistência psicológica e social, além de orientações jurídicas. “Estas unidades móveis são fruto da reivindicação da Marcha das Margaridas, em 2011, em audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff”, lembra a coordenadora Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Semidh, Roberta Gregoli.

No estacionamento do Mané Garrincha haverá, ainda, um estande da Casa da Mulher Brasileira (CMB), das 9 às 16 horas. Há dois meses em funcionamento, o espaço já recebeu mais de noventa mulheres, prestando 300 atendimentos. “A Marcha das Margaridas deve reunir mais de 70 mil mulheres; uma situação ideal para divulgar ainda mais os serviços da Casa”, acredita a coordenadora da CMB, Miriam Pondaag.

Programação – Na terça-feira (11), a partir das 14 horas, haverá uma conferência com o tema “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.

No mesmo dia, às 19 horas, será realizada a abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas, com a participação de representantes de movimentos e organizações de mulheres do Brasil e do mundo, e também de representantes do governo federal.

A marcha será realizada a partir das 7 horas da quarta-feira (12), entre o Estádio Mané Garrincha e o Congresso Nacional. A partir das 15 horas, a presidenta Dilma Rousseff anunciará, em cerimônia no estádio, o compromisso político do governo federal com a pauta das Margaridas.

“A Marcha das Margaridas é um grande momento de mobilização das mulheres trabalhadoras rurais, como mais uma forma de lutar por seus direitos e pelo fim de todas as formas de discriminação e violência”, finaliza a coordenadora Roberta Gregoli.

Ascom Semidh
3403-4915/4941