Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/15 às 20h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Semidh participa do VI Ciclo Nacional de Conversas Negras

COMPARTILHAR

Encontro discute o silêncio plural sobre o racismo no Brasil

Programada para acontecer nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Senado Federal, a 6º edição do Ciclo Nacional Conversas Negras, com o tema Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta: O Silêncio Plural Sobre o Racismo no Brasil, contará com participação da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh).

Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, organização do movimento negro de Alagoas, e apoiado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), Fundação Palmares e órgãos dos governos de Alagoas e Brasília, o encontro está com inscrições abertas. Limitada a 118 pessoas, participação integral dá direito a um certificado de 20 horas.

Após a abertura oficial, dia 27/8, às 14h, a secretária adjunta de Políticas para a Igualdade Racial (Semidh/SIR), Vera Lúcia Santana de Araújo; o economista Mário Theodoro, consultor legislativo do Senado federal para assuntos de igualdade racial; e a jornalista Juliana Cezar Nunes, da Empresa Brasileira de Comunicação e do grupo Pretas Candangas, abordarão “A Construção e Desconstrução do Silêncio: Reflexões sobre o Racismo e o Antirracismo na Sociedade Brasileira”, sob a mediação da advogada Lucélia Aguiar, assessora especial da Semidh/SIR.

Racismo na escola – Às 16h20, Laiane Silva, estudante alagoana de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas; Carliene Sena da Cunha, psicóloga, do Movimento Afrodescendente de Brasília, do Conselho de Juventude do Gama e do Coletivo negras e negros da UCB; e Thânisia Marcella Alves Cruz, graduanda em Letras-Francês e chefe do núcleo de educação da Semidh/SIR conversarão sobre “O Silêncio em torno do Racismo dentro da Escola.com.br e a Lei nº 10.639/03”, sob a mediação de Fernanda Monteiro, coordenadora do Grupo Juventude Negra Independente de Alagoas.

Após as conferências, às 18h, haverá apresentação afro-artística de Bebeth Cris, seguida de homenagem a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial, em Brasília, dentre elas, Neemias MC, ex-morador de rua e “rapper em ascensão”, cujo depoimento na Comissão parlamentar de Inquérito sobre o Genocídio da Juventude Negra teve menção especial no relatório da CPI. Ao lado de Fernanda Monteiro, Neemias discutirá “O Desafio de ser Jovem Negr@ no Brasil e a Redução da Maior Idade Penal”, na manhã de sexta-feira, 28/8, após a apresentação do grupo de hip hop Art'vida, às 10h.

Após o almoço, às 14h, haverá uma oficina de Construção Coletiva, para a elaboração da Carta de Brasília, documento do 6º Ciclo Nacional de Conversas Negras em Brasília.

VI Ciclo Nacional Conversas Negras

Para inscrever-se basta enviar um e-mail com nome, instituição e telefone luceliaaguiar.semidh@gmail.com, com cópia para raizesdeafricas@gmail.com

Mais informações: (61) 3403-4979 (61) 9698-7979 e ou (82) 98827-3656/3231-4201

Local:  Auditório Antônio Carlos Magalhães (também conhecido como Auditório do Interlegis), Edifício do Interlegis, Via N2, Anexo E, Senado Federal.

Dias: 27 e 28 de agosto de 2015

Entrada franca

Ascom Semidh
3403-4915/4941