Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/08/15 às 13h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Semidh realiza a 1ª Ação LGBTcidadania

COMPARTILHAR

Evento acontece no Parque da Cidade, no próximo dia 30, em parceria com diversos órgãos de governo. Objetivo é promover os direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), por meio da Coordenação de Promoção de Direitos da Diversidade (Codivi) realiza no próximo domingo, 30, a 1ª Ação LGBTcidadania. O evento será no estacionamento 11 do Parque da Cidade, das 10 às 17 horas, e faz parte do calendário de ações da pasta em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto). A entrada é franca.

De acordo com o coordenador da Codivi, Flávio Brebis, o objetivo do evento é promover os direitos da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) por meio de atividades de esporte, lazer, artesanato, música, prestação de serviços, entre outras. “Também pretendemos mobilizar a sociedade para as questões de direitos humanos, que tange ao entendimento de equidade, reparações históricas e justiça social, promovendo uma cultura de inclusão e de paz”.

Ao todo, 14 tendas serão montadas no espaço. A expectativa da organização é que 500 pessoas participem das atividades de emissão de carteira de trabalho, cadastro de banco de dados para empregos; encaminhamentos de assistência social; exposição de medicamentos fitoterápicos; serviços de testagem de HIV/AIDS; entre outros. 

A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo e do Cerrado estará no local para atendimento às mulheres e divulgação da Lei Maria da Penha; haverá ainda uma oficina sobre o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC), promovida pela empresa BSB CRIATIVA; e a unidade móvel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) prestará orientações de cursos e palestras, com o intuito de orientar e apoiar os micro e pequenos empresários para o fortalecimento do empreendedorismo local.

“Teremos ainda entrega de materiais de didáticos e informativos sobre educação para a diversidade e cidadania. E faremos uma divulgação massiva da política pública referente ao nome social – nome pelo qual pessoas travestis e transexuais são representadas nas relações e práticas sociais, em contraste com o nome de registro civil, que não reflete sua identidade de gênero – em órgãos do Governo de Brasília”, completa Brebis.

Entre os órgãos parceiros da 1ª Ação LGBTcidadania estão as Secretarias de Saúde; de Justiça e Cidadania; de Educação; de Desenvolvimento Humano e Social; de Cultura; do Trabalho e do Empreendedorismo; de Turismo; de Relações Institucionais e Sociais; de Mobilidade; de Esporte e Lazer; e de Segurança Pública e Paz Social. Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Sebrae; Universidade de Brasília – Diretoria de Diversidade; e Coordenação Geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República são apoiadores do evento.

Informações para a imprensa:
Fernanda Chaves | Carol Sales da Mota
61 3425-4779 / 3961-1782
Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh)
Assessoria de Comunicação Social