Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/14 às 20h21 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Seminário discutirá responsabilização e reeducação de agressores

COMPARTILHAR

Promovido pela Secretaria, curso é destinado a gestores que atuam na área da violência doméstica

A Secretaria da Mulher, por meio da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (Sevicom) e o programa Núcleo de Atendimento a Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd), realizará, nos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Brasília Imperial, o I Seminário “O Trabalho de Responsabilização e Reeducação com Autores de Violência Doméstica Contra as Mulheres”.

O objetivo é debater questões relacionadas a gênero, masculinidades e violência com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres. “O trabalho com homens agressores é uma parte importante das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e está previsto tanto pela Lei Maria da Penha quanto pela Lei de Execução Penal”, explica Valesca Leão, secretária da Mulher do DF.

O DF conta, atualmente, com dez Nafavd, tendo o primeiro sido criado antes mesmo da Lei Maria da Penha, em 2003. Cada espaço conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para apresentar, entre outras metas, formas mais assertivas e alternativas à violência para a resolução dos conflitos familiares e promover uma escuta qualificada das vítimas e agressores.

“Com o seminário, pretendemos aprofundar conhecimentos teóricos, discutir experiências e práticas de intervenções com homens autores de violência doméstica contra a mulher. Nossa principal intenção é aprimorar o trabalho oferecido nos núcleos, elevando a qualidade dos atendimentos oferecidos à população”, revela a subsecretária de Enfrentamento à Violência, Silvânia Timóteo.

Qualificar a rede – O seminário destina-se a profissionais e instituições da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres e às demais pessoas interessadas. A ação faz arte do convênio assinado entre a Secretaria da Mulher e o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ). Para o encontro, foram convidados pesquisadores e estudiosos de referência na área.

Entre os painelistas estão Adriano Beiras, psicólogo e doutor em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona; Lia Zanotta Machado, antropóloga e pós-doutorada pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales; Luiz Henrique Guimarães e Maisa Campos, servidores da Secretaria da Mulher; Fabiana Costa Barreto, promotora de Justiça; e Fabrício Guimarães, servidor do TJDFT e mestre em Psicologia.

Serviço:

As inscrições para o seminário são gratuitas. Para participar ou obter mais informações, basta entrar em contato com a gerência do Nafavd pelo e-mail nafavd.gerencia@gmail.com

Carol Sales
Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3245-4779