Governo do Distrito Federal
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19/08/20 às 10h36 - Atualizado em 19/08/20 às 13h46

Serviços da SMDF recebem reforço durante período de isolamento social

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Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mulheres estão ainda mais vulneráveis e suscetíveis a situações de violência durante o período de isolamento social. Por esse motivo, garantir o atendimento e acolhimento às vítimas tornou-se ainda mais importante. A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, SMDF,não só mantém disponíveis todos os serviços de assistência à mulher, desde o início da pandemia, como intensificou as ações de conscientização e criou novos canais de atendimento nos últimos meses.

 

Como determinado pelo governador Ibaneis Rocha, em 18 de março de 2020, a assistência social foi considerada serviço essencial e, portanto, os atendimentos não foram suspensos, apenas adotaram medidas de segurança no combate ao coronavírus. Por exemplo, os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam) estão abertos e funcionam de segunda a sexta-feira, em horário especial, de 10h às 16h30, com atendimento feito de modo adaptado às novas regras de distanciamento social.

 

Já os Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd) oferecem atendimento remoto, e, em casos de urgência, os servidores podem acessar as dependências das sedes do MPDFT e TJDFT para realização de atendimentos individuais presenciais das vítimas, familiares e autores da agressão.

 

A Casa Abrigo, equipamento da SMDF que ampara mulheres em situação de risco de morte, está funcionando normalmente. As vítimas de violência familiar e doméstica chegam até lá por meio deum encaminhamento da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), após denúncias.

Além de manter os canais de atendimento já existentes, a SMDF, durante essa fase, em que foi preciso se manter em casa, lançou a campanha “Mulher, você não está só” para facilitar ainda mais o acesso das mulheres aos canais de atendimento da Secretaria.

 

A campanha tem por objetivo a ampla divulgaçãodos serviços da SMDF disponíveis durante a pandemia e disponibiliza dois novos meios de contato para quem quiser denunciar o agressor: o número do Whatsapp (61) 99145-0635 e pelo e-mail vocenaoestaso@mulher.df.gov.br estão disponíveis durante 24 horas. As mulheres podem pedir ajuda a qualquer momento, para serem orientadas por especialistas e encaminhadas para os programas de assistência da SMDF.

 

SERVIÇO

 

Confira os contatos da rede de enfrentamento à violência doméstica da Secretaria da Mulher:

 

 

 

 

ASCOM/SMDF