Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/11/13 às 22h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Secretaria da Mulher recebe prédio que abrigará novo Ceam

COMPARTILHAR

Centro Especializado de Atendimento à Mulher será inaugurado ainda este ano, no Jardim Roriz, em Planaltina

spu1Brasília (04/11/2013) – A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal repassou oficialmente nesta segunda-feira (4) à Secretaria da Mulher do DF o prédio que vai abrigar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) em Planaltina. O termo de cessão de posse do imóvel foi assinado pelo superintendente Sergio Antônio Gonçalves e pela secretária Olgamir Amancia, na sede da SPU, no Setor de Autarquias Norte (SAN), em Brasília.

O prédio, que está em reforma, fica no Jardim Roriz, área habitacional de Planaltina considerada prioritária para ações sociais por parte do GDF. O novo Ceam deverá ser inaugurado até o final do ano e vai se somar a dois outros já em funcionamento – um na estação do Metrô, na 102 Sul, e outro na Rodoferroviária.

Inicialmente, o Ceam de Planaltina terá capacidade para fazer 50 atendimentos por dia. “Esse equipamento vai acolher e orientar mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, levando um serviço importante para uma região muito carente da presença do Estado”, disse a secretária Olgamir. Segundo ela, até março, a Secretaria da Mulher deverá inaugurar mais três centros de atendimento – um em Ceilândia, outro em Samambaia e mais um no Gama.

A assessora Graziela Oliveira, da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), da Secretaria da Mulher, que participou da assinatura do ato, informou que as gestões para a cessão do prédio foram conduzidas pela subsecretária da SUAG, Luciana Acioly, por orientação da secretária Olgamir. O trabalho de negociação, segundo ela, durou meses, pois o prédio era reivindicado por outros órgãos. Após muita articulação, a SPU, proprietária do imóvel, concordou em cedê-lo à Secretaria da Mulher por um período de dez anos.

Saiba mais – O principal objetivo dos Ceam é contribuir para a eliminação de atitudes e padrões comportamentais que perpetuam o preconceito contra a mulher. Nos centros, são oferecidos atendimentos nas áreas jurídica, psicológica, social e educacional, além de oportunidades de emprego e orientação profissional. Há ainda palestras educativas e motivacionais.

As consultas são individuais e realizadas de forma acolhedora e humanitária. O atendimento é extensivo a todas as mulheres, vítimas ou não de violência doméstica. Os servidores e servidoras que atuam nos Ceam são treinados para explicar como funciona toda a rede de atendimento ao público feminino no DF. 

Ascom SEM/DF
3961-1782 e 9272-9702