Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/20 às 9h49 - Atualizado em 21/10/20 às 9h52

Unidade Móvel da Secretaria da Mulher chega a outras RAs do Distrito Federal

COMPARTILHAR

No Outubro Rosa, o ônibus leva acolhimento, atendimento médico e encaminhamento para exames

 

 

A Secretaria de Estado da Mulher(SMDF)em parceria com as Administrações Regionais, a Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) dão sequência à ação conjunta na prevenção e combate ao câncer mama durante o “Outubro Rosa”. A proposta é levar orientação sobre o tema e agendarexames de mamografia para as mulheres do Distrito Federal.

 

A segunda etapa da programação vai de20 a 30 de outubro e, agora, foca em levar atendimento para as regiões administrativas que não foram contempladas na primeira fase da campanha. Além da continuidade dos atendimentos dentro das Unidade Móveis, realizados por profissionais de saúde preparados a orientar as mulheres sobre como fazero autoexame das mamas e procurar ajuda médica em caso de suspeita de um câncer, incluindo o encaminhamento para exames de mamografia.

 

As ações nesses consultórios itinerantes também incluem acolhimento e orientação sobre o direitos da mulher feitos pela equipe da SMDF, inclusive oferecendo informações de onde e como procurar ajuda no caso de violência doméstica. Os ônibus estarão nas cidades de Taguatinga, Sol Nascente, Planaltina – área rural –, Itapõa, Brazlândia, Estrutural, Fercal, Riacho Fundo I entre outras cidades (confira programação), de 8h às 17h. Estão previstos 50 atendimentos diários.

 

“A gente começou essa ação com as UPAS e, agora, o ônibus vai percorrer outros caminhos, como Sol Nascente, Estrutural, Água Quente…Lugares muito especiais! Foram mais de 1300 atendimentos em geral, entre atendimento psicossocial, encaminhamentos para mamografia. A unidade móvel se transformou em um consultório móvel e também em uma oportunidade para a gente chegar a todos os locais do DF. Sabemos que essa unidadeéuma estratégia poderosa para chamar atenção das mulheres para um assunto importante que é a sua saúde”, afirma a Secretária da Mulher, ErickaFilippelli.

Outras ações:

 

A Subsecretária de Promoção das Mulheres, Fernanda Falcomer, ressalta que a saúde das mulheres é uma preocupação da SMDF e que a união de esforços com outros órgãos e entidades traz ainda mais visibilidade para uma causa que é de suma importância: o combate ao câncer de mama, um dos tipos com maior probabilidade de cura se diagnosticado precocemente. “Precisamos ensinar às mulheres sobre como realizar o autoexame e conscientizá-las para que esta prática esteja inserida nas suas rotinas de autocuidado, não só em outubro, mas todos os dias”.

 

Além disso, a segunda etapa conta com o reforço de outros órgãos do Governo do Distrito Federal, como a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Economia, a Secretaria de Esporte, a Secretaria da Pessoa com Deficiência, além do apoio das administrações regionais e do Instituto Hospital de Base – IHBDF. A programação de“Outubro Rosa” contará comeventos presenciais e webinários focados na promoção da saúde da mulher e na prevenção ao câncer de mama.

Também será inaugurada da Clínica da Mulher, prevista no dia 26 de outubro.OCentro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu) que funcionará na policlínica na 514 Sul eserá um espaço dedicado a dar assistência integral às mulheres da capital, com especialidades médicas e serviço de apoio às vítimas de violência doméstica.

 

Confira onde estará a Unidade Móvel:

 

21/10/2020 – Quarta – TAGUATINGA – Praça do Relógio

22/10/2020 – Quinta – ITAPOÃ (Quadra 61 / Quadra de Esportes)

23/10/2020 – Sexta –BRAZLÂNDIA (Estacionamento do HRBZ)

24/10/2020 – Sábado – ESTRUTURAL (Em frente à Administração)

25/10/2020 – Domingo – AREAL (Parque do Areal)

26/10/2020 – Segunda –PLANALTINA / ÁREA RURAL DO PIPIRIPAL (Em frente àUnidade Básica de Saúde)

27/10/2020 –Terça – FERCAL (Em frente àAdministração)

28/10/2020 – Quarta – SOL NASCENTE – Em frente à Unidade Básica de Saúde

29/10/2020 –Quinta – ÁGUA QUENTE (Gerência Regional de Água Quente – Qd. 01 Lote 02 Residencial Salomão Elias – Setor Habitacional Água Quente)

31/10/2020 – Sábado – Riacho Fundo I (em frente à administração)

 

Anote na agenda!!

 

21/10/2020 –Programa Oportunidade Mulher especial Outubro Rosa: “Saúde e qualidade de vida: Uma história de superação ao tratamento oncológico”.

 

Transmissão Youtube.com/ secretariadamulherdf

 

26/10/2020 – Segunda –Inauguração da Centro Especializado de Saúde da Mulher (514 Sul)

 

28/10/2020 – Quarta – Live “Mulher Cuide-se! – Prevenção ao câncer de mama”. Transmissão Facebook.com/Secmulherdf