Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/14 às 21h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Valesca reforça importância da capacitação profissional

COMPARTILHAR

Secretária participou da abertura do Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil

valesca200000Brasília (15/04/2014) – A secretária da Mulher do DF, Valesca Leão, participou nesta quinta (15) da solenidade de abertura do Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil e do III Workshop do Mulheres Mil do Instituto Federal Brasília (IFB).

Os eventos, que buscam incentivar a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, terminam nesta sexta (16), no campus da Asa Norte do IFB, e têm o apoio da Secretaria da Mulher.

“Além de investir na igualdade de gênero e contribuir para dar uma profissão às mulheres, o que proporciona a sua independência financeira, eventos com esse servem para elevar a autoestima de todas”, afirmou Valesca.

Ela destacou ainda a importância do encontro como espaço de divulgação dos direitos das mulheres e, em especial, da Lei Maria da Penha. “Com isso conseguimos empoderar mais mulheres na nossa luta contra a violência doméstica”, acrescentou.

valesca30Palestra – Após a solenidade de abertura, uma representante da Secretaria deu palestra sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero. A ideia é que esses temas sejam inseridos, no futuro, nos cursos profissionalizantes do IFB.

Durante a palestra, foram transmitidas, também, informações sobre as diretrizes, programas e projetos da Secretaria, além do funcionamento do IFB. Algumas mulheres, que já fizeram curso no Instituto, aproveitaram para contar a sua experiência.

À tarde, as participantes assistiram a aulas sobre estratégias para combater a evasão e literatura e reciclagem no curso de auxiliar de biblioteca.

Nesta sexta, das 9h às 17h, serão realizados debates sobre o programa Mulheres Mil, mesa redonda a respeito dessa experiência em cidades do Nordeste e sobre o jogo da mulher, ferramenta lúdico-didática criada pela Secretaria da Mulher. Além disso, serão realizadas oficinas de gastronomia e de contos e palestras.

O que é – O Programa Mulheres Mil foi criado no ano de 2008, nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2011, o programa estendeu-se para todos os estados brasileiros.

De acordo com o programa, os institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) selecionam mulheres que estejam em situação de risco e oferecem a elas cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam uma formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã.

No IFB, o programa Mulheres Mil teve início em 2011, nos campi do Gama e Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, a 200 estudantes.

Em Taguatinga, são ministrados cursos de empreendedorismo com ênfase em alfabetização, técnicas de secretariado e atendimento ao cliente. As estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural. No campus do Gama, os cursos são de camareira em meios de hospedagem e panificação.

Este ano, cinquenta mulheres concluirão os cursos no primeiro semestre e outras 50, no segundo semestre. Todas elas são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) nas cidades de Santa Maria, Recanto das Emas e Gama.

Ana Carolina Dinardo
Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3245-4779