Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/14 às 21h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Valesca recebe representantes da Secretaria da Mulher de João Pessoa

COMPARTILHAR

Eles vieram a Brasília conhecer os programas da Secretaria da Mulher do DF que são exemplo para o Brasil

A secretária da Mulher do DF, Valesca Leão, recebeu na quinta-feira (5), em seu gabinete, a secretária adjunta de Políticas Públicas da Secretaria da Mulher de João Pessoa (PB), Adriana Gonçalves Urquiza. Adriana veio a Brasília para conhecer programas da Secretaria da Mulher, bem sucedidos no DF e que são exemplo para o resto do País. A idéia é adotar alguns desses programas na capital paraibana.

Inicialmente, Valesca citou as duas principais diretrizes que pautam a gestão da Secretaria: enfrentamento à violência e políticas públicas. Em seguida, elencou vários projetos que têm contribuído para garantir a emancipação das mulheres do DF, como o Mulheres na Construção e o Selo Rede Mulher de Economia Solidária.

O Mulheres na Construção formou mais de 300 mulheres em cursos relacionados a atividades da construção civil, como pintora de paredes e azulejistas. Hoje, muitas delas delas dividem canteiros de obras com os homens.

Já o Selo Rede Mulher de Economia Solidária tem como um dos destaques o Selo Rede Mulher Artesã, que acaba de encerrar a sua primeira fase e visa a dar visibilidade e viabilidade à produção das artesão e artemanualistas do DF.

Ainda durante a visita, a secretária adjunta conheceu o jogo da mulher, projeto lúdico-educativo, idealizado pela Secretaria da Mulher do DF para difundir os direitos femininos em sala de aula, e a metodologia adotada para garantir a inserção da temática de gênero no currículo da Educação Básica no DF.

Adriana Urquiza aproveitou a oportunidade para relatar o projeto “Rua Lilás”, experiência que vem sendo posta em prática pela Prefeitura de João Pessoa e que destina 50% da arrecadação da taxa de estacionamento (Zona Azul) de algumas avenidas para o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

A secretária adjunta estava acompanhada de Alexandre Urquiza de Sá, diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Além da secretária Valesca, participaram do encontro com Adriana a secretária adjunta da Mulher do DF, Maria Ivonete dos Santos, as subsecretárias de Políticas, Sandra Di Croce, e de Administração Geral, Luciana Acioly, e a assessora jurídica, Juliana Clementino.

Ascom SEM-DF
3961-1782 e 3425-4779