Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/16 às 12h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

Veja as atividades do mês da consciência negra.

COMPARTILHAR

Durante a programação do Mês da Consciência Negra, a Subsecretaria de Igualdade Racial coordenou diversas atividades, entre elas o Espaço Ibejis, o Projeto Papo Reto e Capacitações sobre Igualdade Racial na Escola de Governo do Distrito Federal e no Metrô-DF. Veja abaixo mais detalhes de como ocorreu cada uma. 

ESPAÇO IBEJIS

aushdfergér

No V SERNEGRA: decolonialidade e antirracismo, a Subsecretaria de Igualdade Racial organizou o Espaço dos Ibêjis, onde foram apresentados filmes e contos infantis sobre a história e cultura africana e afro-brasileira.

O espaço foi pensado para receber as crianças que acompanharam as mães e os pais no decorrer do evento e além disso contou com a presença de alunos/as da Escola Classe 206 Sul, nas tardes dos dias 21 e 22.

Organização:
Uila Gabriela O. Cardoso – Assessora
Janaína Bittencourt – Coordenadora de Políticas de Igualdade Racial
Murilo Mangabeira – Diretor de Políticas de Diversidade Étnico-Racial

 

negro1

______________________________________________________________________

PAPO RETO NA UISS


Nos dias 22 e 23, os internos da Unidade de Internação de São Sebastião participaram de rodas de conversa sobre igualdade racial, racismo, empoderamento das juventudes e violência contra as mulheres.

A programação foi construída em alusão ao Projeto Papo Reto, desenvolvido pela Subsecretaria de Igualdade Racial durante todo o ano em instituições de ensino do Distrito Federal.

Na ocasião, a Assessora Especial, Thânisia Cruz, a Especialista Socioeducativa, Luana Euzébia, a MC Cléo Street, do grupo Donas da Rima, o cantor Thiago Jamelão e representantes do projeto Jam no Museu contaram sobre as suas trajetórias no movimento Hip Hop, vivências raciais e incentivaram os internos a participarem da oficina de dança e apresentarem suas produções musicais que variam entre o rap, o funk e o beat box.

Cobertura fotográfica:
Alice Cruz e Cris de Souza – Coletivo Donas da Rima

dhfvg

 

sidjfg

_____________________

PAPO RETO NO CEL


Durante a Semana Cultural do Centro de Ensino do Lago (CEL), professores/as e estudantes da Educação de Jovens e Adultos receberam o Projeto Papo Reto para conversar sobre racismo, cotas, história e cultura africana e afro-brasileira.

A atividade foi coordenada pela Assessora Especial da Subsecretaria de Igualdade Racial, Thânisia Cruz, que apresentou os dados sobre a população negra no Distrito Federal e sobre as ferramentas para denúncia do racismo.

Ao longo do ano, o CEL vem desenvolvendo ações para implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e tem reconhecido a importância da promoção da igualdade racial no ambiente educacional.

negro2

 

negro9

________________________________

CAPACITAÇÃO IGUALDADE RACIAL – METRÔ-DF

A palestra sobre Racismo Institucional, ministrada pelo Dr. Mário Teodoro, foi realizada no dia 23 de novembro, às 10h, na Sede da Companhia Metropolitana de Brasília (Metro-DF), a fim de sensibilizar servidores do Metro-DF acerca da temática étnico racial.

A iniciativa tem o objetivo de minimizar ações de injúria racial e racismo nesta instituição, bem como prestar informações e orientar os servidores sobre promoção de igualdade racial e enfrentamento ao racismo institucional.

O Dr. Mário Teodoro, professor associado do mestrado em sociologia e Política Social da UnB, contextualizou a construção do racismo, suas consequências na sociedade e explanou sobre a importância das ações afirmativas no Brasil. De forma construtiva, os servidores participaram do debate e foi possível perceber pelas falas, a mudança de concepção pré-concebida sobre cotas raciais.

negro7

____________________________________

CAPACITAÇÃO IGUALDADE RACIAL – EGOV

O Curso de Igualdade Racial é fruto da articulação entre Subsecretaria de Igualdade Racial (SIR) e Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV). Esta ação, pioneira na EGOV, teve início no dia 21 de novembro e finalizará dia 25 de novembro, no período vespertino, com 20 horas aula.

Os instrutores foram orientados a abordar sobre introdução à questão racial no Brasil; racismo institucional; legislação sobre igualdade racial; equidade de gênero, raça e etnia; e, Comunidades Tradicionais e Políticas Públicas.

O objetivo desta iniciativa é apoiar a formação de servidores, empregados públicos e militares do Governo de Brasília para acesso a informações pertinentes a questão racial no Brasil.

A capacitação é uma estratégia no que tange ao enfrentamento ao racismo institucional, visto que a sensibilização é um caminho para descontruir a discriminação racial arreigado em nossa sociedade.

No ano de 2017, este curso está previsto para ser incluso na instrução normativa que aprova a programação de eventos de formação e capacitação da EGOV, e, disciplina os procedimentos administrativos para sua realização.

negro10