Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/13 às 18h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

VII ENEDIM começa nesta terça-feira

COMPARTILHAR

Secretaria da Mulher estará presente no evento com duas atividades direcionadas à autonomia e ao empoderamento das mulheres. Pasta também colaborou na organização do encontro

A Secretaria da Mulher e o Instituto Federal Brasília realizam, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro Cultural Taguaparque, em Taguatinga, o VII Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres – ENEDIM. A programação inclui apresentações orais, resultado de pesquisas, pôsteres, exposições de trabalhos artesanais, oficinas e mesa de relatos.

O objetivo do encontro é ser um lugar para trocas de experiências entre pessoas dedicadas à pesquisa ou a qualquer trabalho relacionado às mulheres e a gênero. Com o compartilhamento de resultados ou com novas propostas de iniciativas de trabalhos e/ou políticas públicas relacionadas à mulher, este encontro visa dar espaço às pesquisas concluídas, pesquisas em andamento e às experiências trazidas por diversos setores e agentes sociais.

Além de ser uma das organizadoras do encontro, a Secretaria da Mulher realizará duas atividades durante o VII ENEDIM. Ambas acontecem simultaneamente no dia 15 de maio, das 8h às 10h. Uma é a oficina “Saúde da mulher: autonomia no corpo e na vida”, que acontecerá na sala 1; a outra é o “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania – projeto As Mulheres dão as Cartas”, a ser realizada na sala 2.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, a colaboração e a participação da SEM-DF no encontro será de grande importância para o enriquecimento de politicas públicas de gênero. “No âmbito do Distrito Federal, já desenvolvemos diversos projetos que promovem o empoderamento feminino, como as atividades que serão realizadas durante este sétimo encontro. Compartilhar estas experiências representará um salto de qualidade para todo o país”, avalia.

Ela ainda lembra que os resultados obtidos por essas ações têm fortalecido a disseminação de direitos e promovido maior acesso da população feminina à rede de atendimento às mulheres. “Juntas, iremos provocar o interesse para novas investigações e arrecadar propostas a partir das necessidades apresentadas pelos diversos agentes sociais”, acredita Olgamir Amancia.

Eixos temáticos – As apresentações orais foram divididas em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Os direitos humanos como garantia de igualdade e equidade da mulher na sociedade brasileira;

2. Violência estrutural baseada no sexismo e no racismo nos diversos espaços sociais;

3. Avanços e contramovimentos para o alcance da emancipação e empoderamento da mulher brasileira;

4. Fortalecimento do Conselho Nacional de Direitos da Mulher.

A Advocacia Geral da União, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Educação também colaboraram para a realização do VII ENEDIM.

Confira a programação completa do encontro no site www.ifb.edu.br.

Serviço:  

O que: VII ENEDIM

Quando: De 14 a 15 de maio

Onde: Centro Cultural Taguaparque, em Taguatinga, das 8h às 22h

Informações:  (61) 3961-4624 ou acesse www.ifb.edu.br