GDF doará o terreno e governo federal arcará com as obras
Brasília (10/2/2015) — Brasília ganhará um museu e um parque temático em referência à história e influência afro no país. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, formalizaram, na tarde desta terça-feira (10), a doação de um terreno do governo local ao federal.
Registrado em nome da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o terreno fica ao lado da Ponte JK, perto da QL 24, no Lago Sul. “Herdei este projeto da administração passada. O processo de discussão já foi feito, inclusive com participação da comunidade, e está encaminhado”, explicou o ministro.
O espaço abrigará um parque temático em homenagem a Nelson Mandela — ex-presidente da África do sul e principal representante do movimento contra o Apartheid, regime de segregação racial no país — e o museu, conforme projeto encabeçado pela Fundação Cultural Palmares.
Juca Ferreira lembrou a importância de Brasília receber a obra. “O museu vai registrar a contribuição da matriz africana para formação da identidade brasileira, desde quando eles foram trazidos escravizados. Isso complementa um processo de formação de Brasília como capital cultural do Brasil”, enfatizou.
A estimativa é que o projeto demande investimento entre R$ 150 e 200 milhões, sob responsabilidade do Executivo federal, que cuidará da obra. O plano é concluir o processo administrativo de transferência do terreno até abril, para que, no dia do aniversário da cidade, 21, o edital seja lançado publicamente.
Com o edital, o governo pretende anunciar um concurso internacional, a ser organizado pelo Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-DF), para a escolha dos projetos arquitetônicos dos novos equipamentos públicos. Somente aí será possível ter detalhes sobre a construção.
Ascom Semidh – 3961-1782 e 3425-4779 – com Agência Brasília (Ana Pompeu)