O Mundo volta os olhos à violência contra o idoso, 15 de junho, um dia de sensibilização mundial.
A data marca a luta pelos direitos desse segmento da população, nem sempre visível aos olhos da sociedade . A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram a data em 2006.
Hoje, (15/06), foi realizado o II Simpósio sobre Violência contra a pessoa Idosa, no Campus Darcy Ribeiro-UNB. É importante a mobilização, notificação e enfrentamento a violência contra esse segmento populacional. A Ouvidoria do GDF pode receber denúncias pelo 162.
A Organização Nacional das Nações Unidas para países em desenvolvimento, considera idoso a pessoa com 60 anos ou mais de idade, faixa também acatada no Brasil – Estatuto do Idoso (2003).
O Censo Demográfico do IBGE contabiliza 307 mil pessoas idosas no Distrito Federal, por isso a importância das políticas públicas específicas para esse público e contra a violência à pessoa idosa. As mulheres correspondem a 66% das vítimas e 33% estão na faixa etária de 61 a 70 anos.
As tipologias de violência mais frequentes são : negligência (35%) a violência psicológica (31%) e o abuso financeiro e econômico/ violência patrimonial (19%). O Disque 100, registrou em todo Brasil 33.133 denúncias de violações de direitos contra a pessoa idosa.
Disque Direitos Humanos – Disque 100
Disque Ouvidoria GDF-contra violência – Disque 162
Por: Claudia Miani