Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/21 às 11h36 - Atualizado em 4/08/21 às 11h38

Mão na Massa

 

As mulheres enfrentam inúmeros desafios financeiros e sociais, em busca da garantia de renda para a sua família ou para criar seus filhos em meio à crise econômica. E, nesse período de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, elas se encontram ainda mais vulneráveis. O número de casos de violência doméstica é fator preocupante, assim como o aumento do registro de separações de casais, resultante da convivência diária em momentos de tamanho estresse.

 

O Instituto BRB, ciente de seu papel social, apoia projetos que são, muitas vezes, a única oportunidade de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social têm para escapar da violência e da pobreza. Incentivar ações que ofereçam uma “porta de saída” para uma vida mais digna está dentro da sua estratégia de atuação para promover o desenvolvimento sustentável da sociedade. Os projetos devem ter como objetivo principal a melhoria da vida das pessoas, envolvendo diversos atores sociais, com visão de cadeia de valor, permitindo o fortalecimento do empreendedorismo e de soluções viáveis para trabalhar no presente, um futuro mais justo. Por sua vez, a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal – SMDF tem como missão desenvolver e gerir ações transversais de enfrentamento à violência e de promoção da autonomia econômica das mulheres no Distrito Federal. Para tanto, uma das atribuições da SMDF, é atuar de forma transversal, em rede e articulada com organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, buscando a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento a todos os tipos de violência contra estas.

 

Nesse contexto, a oferta de cursos gratuitos de capacitação, nas áreas de gastronomia, artesanato, costura e outros, visando a qualificação profissional das mulheres em situação de vulnerabilidade social do Distrito Federal, se mostra uma forma de proporcionar o empoderamento feminino e a transformação de vida destas que desejam ser protagonistas da sua própria história. E, ainda, a proposta de palestras presenciais e/ou on line sobre temas como “violência contra as mulheres” e “igualdade de gênero”, oferece a oportunidade de uma conscientização necessária para que as alunas dos cursos oferecidos se tornem multiplicadoras de uma cultura de paz, baseada no respeito e na valorização da mulher.

 

Dessa forma e observando a sinergia e a complementaridade das instituições partícipes, formaliza-se este Plano de Trabalho, o qual se objetiva a capacitação de mulheres, de maneira a possibilitar a inserção destas no mercado de trabalho, promovendo a dignidade e a autonomia da mulher e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do DF.

 

Todos os cursos de capacitação profissional serão promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de forma online e presencial. Além dos treinamentos, o órgão oferecerá oportunidades extras de conhecimento para as participantes, com palestras de empreendedorismo, inovação, atuação profissional, dentre outros.

Participe

Clique na imagem para acessar o formulário de cadastro.

Apesar de priorizar mulheres acolhidas pela SMDF, o projeto é aberto a todas que quiserem receber a formação completa para empreender nas áreas de gastronomia, moda, beleza. Para fazer a inscrição, as interessadas deverão realizar o cadastro por meio do formulário geral de capacitação da SMDF. Lá, elas definirão as áreas de capacitação de preferência, bem como o interesse em participar, especificamente, do Mão na Massa. Após o envio dos dados, a Secretaria da Mulher realizará entrevista com as interessadas, com o objetivo de encontrar afinidades e vocação empreendedora entre as participantes.