Há um ano, por meio de uma articulação da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal com a Coordenadoria de Cidades, a Penitenciária Feminina do DF inaugurava, na Torre de TV, a banca Arte em Retalhos.
A loja comercializa as peças de artesanato produzidas pelas internas da Penitenciária Feminina. O trabalho é resultado das aulas de corte e costura, quiltar e bordado oferecidas na Oficina de Patchwork. O projeto é desenvolvido dentro da penitenciaria há cerca de dois anos e conta com apoio de professores voluntários. A compra do material para as confecções é financiada com a venda dos produtos, que até então eram comercializados em feiras e exposições.
Das 564 presas, cerca de 50 participam das aulas. O resultado desse trabalho são bonecas, bolsas, mochilas, forros, colchas e pochetes, entre outros produtos. O trabalho, além de oferecer o aprendizado de uma nova profissão, também contribui para a diminuição das ocorrências disciplinares envolvendo as internas participantes das aulas.