Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/08/23 às 16h39 - Atualizado em 11/09/23 às 11h09

Reforma do Centro de Atendimento à Mulher em Planaltina é entregue

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) entregou, nesta terça-feira (29), a reforma do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Planaltina, localizado no Jardim Roriz. A renovação teve o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e funcional para as mulheres que buscam ajuda e orientação.

Calçadas acessíveis, espaços de estacionamento e reconstrução dos muros foram alguns dos serviços realizados na reforma do Ceam de Planaltina | Foto: Vinicius de Melo/ Secretaria da Mulher

O investimento da reforma foi de R$ 218 mil, com recursos próprios da Secretaria. Uma das principais melhorias foi a reconstrução dos muros e gradil, visando aumentar a segurança e a privacidade das mulheres que procuram assistência no Ceam. Além disso, foi executada pavimentação com calçadas acessíveis e espaços de estacionamento, para maior comodidade das usuárias.

 

Com a melhoria da estrutura, o Ceam conta com seis salas destinadas a atendimentos multidisciplinares, permitindo que as mulheres recebam suporte abrangente em um único local. Os banheiros também foram reformados para garantir um ambiente higiênico e confortável para as usuárias. Outra mudança foi a implementação de novas placas de sinalização.

 

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou o papel essencial que o Ceam desempenha no suporte a mulheres em situações vulneráveis. “Com essas melhorias significativas, a comunidade agora tem acesso a um ambiente renovado e abrangente, projetado para atender às diversas necessidades das mulheres que buscam ajuda e apoio. O compromisso do nosso governo é propiciar à população equipamentos públicos de qualidade”, disse.

 

O paisagismo e a arborização também foram aprimorados, oferecendo um ambiente mais agradável e acolhedor para as mulheres e suas famílias. O parquinho foi renovado, proporcionando um espaço seguro e divertido para as crianças.

 

Edileide dos Santos, moradora do Vale do Amanhecer em Planaltina, elogiou a obra e ressaltou a importância do equipamento para a região administrativa. “O ambiente ficou muito bom. Nós, mulheres, precisamos muito de um lugar como esse, que conta com a infraestrutura e apoio que precisamos”, afirmou.

Os centros especializados oferecem acolhimento e acompanhamento interdisciplinar (social, psicológico, pedagógico e de orientação jurídica) às mulheres em situações de violência de gênero.

 

Confira onde encontrar os equipamentos:

 

→ Ceam 102 Sul: Estação do Metrô 102 Sul

 

→ Ceam Planaltina: Jardim Roriz, Área Especial, Entrequadras 1 e 2, Centro

 

→ Ceam Ceilândia: CNM1 Bloco I Lote 02 – Ceilândia Centro

 

→ Ceam 4: Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

 

*Com informações da Secretaria da Mulher

Governo do Distrito Federal