Governo do Distrito Federal
23/11/22 às 16h35 - Atualizado em 23/11/22 às 16h39

Secretaria da Mulher realiza ação na rodoviária pelo combate à violência de gênero

O Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, comemorado em 25 de novembro, marca também a abertura do período dedicado a outra campanha – 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Este ano, a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou um material informativo para apresentar, de maneira didática, os canais de denúncia e os serviços de atendimento do Governo do Distrito Federal (GDF), voltados para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica.

 

O material informa de maneira didática os canais de denúncia e serviços do GDF de acolhimento e proteção a mulheres em situação de violência | Foto: Reprodução

 

Os panfletos serão entregues em uma ação, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, nesta sexta-feira (25), das 8h às 12h. O objetivo é informar a população sobre os diversos serviços que o GDF oferece para acolher as vítimas. Outra proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar os casos de violência contra a mulher, além de saber como fazê-lo, seja pela delegacia online, pelo Código Sinal Vermelho ou por meio do aplicativo Proteja-se.

 

A unidade móvel da Secretaria da Mulher estará no local e uma equipe, disponível para orientar e apresentar os equipamentos da pasta voltados aos atendimento das mulheres em situação de violência, como a Casa da Mulher Brasileira (CMB), a Casa Abrigo, os centros especializados de atendimento à mulher (Ceams) e os núcleos de atendimento à família e aos autores de violência doméstica (Nafavds).

 

Pelo fim da violência de gênero

Campanha anual e internacional, 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres surgiu em 1991, quando as ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres se organizaram para chamar a atenção e mobilizar as comunidades e as organizações de todo o mundo sobre a importância do engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas do planeta.

 

A luta ganhou força ao longo dos anos e persiste até hoje. O GDF e a Secretaria da Mulher abraçam essa campanha rumo à igualdade de gênero, pelo empoderamento feminino e pelo fim da violência de gênero. A ação é realizada mundialmente até 10 de dezembro, quando será comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

Para saber mais sobre os serviços de proteção às vítimas e combate à violência doméstica e familiar oferecidos pelo GDF, acesse o site da Secretaria da Mulher.

Governo do Distrito Federal