Em entrevista à imprensa, Valesca falou sobre responsabilização e reeducação de agressores
A secretária da Mulher, Valesca Leão, deu entrevista na manhã desta segunda-feira (7) ao DF no Ar, da TV Record. Junto com a promotora Mariana Távora, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ela falou sobre os avanços obtidos pelos Nafavd, que são os Núcleos de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica.
Existem dez Nafavd no DF. Eles são geridos pela Secretaria da Mulher do DF, em parceria com o MPDFT. Atendem famílias em situação de violência doméstica, inclusive homens acusados de agressão a mulheres. Esse trabalho é preconizado pela ONU e está previsto na Lei Maria da Penha.
A ideia é responsabilizar e reeducar os agressores para que adotem um comportamento respeitoso e pacífico e, quando possível, restabelecer a harmonia no lar. Os homens passam por sessões semanais, entre quatro e seis meses. Nas sessões, assistem a palestras e participaram de dinâmica de grupo.
De janeiro a maio deste ano, foram mais de cinco mil atendimentos. Dados da Promotoria do MPDFT de Brazlândia mostram que 87% dos homens atendidos pelo Nafavd local não voltaram a cometer agressões.
Ascom SEM-DF
3425-4779