Cerca de cem artesãs do Gama candidataram-se ao selo Rede Mulher
A Secretaria da Mulher promoveu nesta quarta-feira (26), no Espaço Cultural Galpãozinho, no Gama, mais uma edição do Encontro de Economia Feminista e Solidária – Selo Rede Mulher. Mais de cem artesãs da região receberam atendimento dos técnicos da Secretaria e das entidades parceiras. O evento contou ainda com o apoio da Administração da cidade.
Durante o encontro, as artesãs tiveram os trabalhos fotografados para inserção no catálogo virtual, que está sendo confeccionado pela Secretaria da Mulher. O catálogo vai trazer cinco peças de cada trabalhadora.
Ainda durante o evento, foram formados empreendimentos coletivos (associações, cooperativas e grupos informais), candidatos ao certificado do Selo Rede Mulher de Economia Solidária. Desde junho do ano passado, 64 grupos se inscreveram para concorrer ao Selo, dos quais 17 foram formados nos 12 encontros realizados em todo o DF.
Neste ano, será realizado o processo de seleção e certificação de 50 empreendimentos coletivos que receberão o Selo no DF. O projeto prevê ainda a certificação de pontos de promoção da Rede Mulher de Comércio Justo e Solidário para efetivar canais permanentes de visibilização e escoamento da produção nos setores de comércio e serviço.
O QUE É – O projeto Selo Rede Mulher é uma realização da Secretaria da Mulher em parceria com as secretarias de Trabalho, da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, de Cultura e de Turismo; e das Administrações Regionais.
A iniciativa visa, também, a estimular o empreendedorismo e o cooperativismo através de serviços oferecidos pelos parceiros do projeto, como a Carteira da Artesã, emitida pela Secretaria de Trabalho, e microcrédito, liberado pelo BRB.
Conta ainda com o apoio do Instituto Federal Brasília (IFB), BRB, Emater-DF, Rede de Bancos Comunitários do DF, Sebrae no DF, Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), Cáritas Brasileira, Fórum de Economia Solidária do Distrito Federal e Rede de Economia Solidária e Feminista.
O Selo Rede Mulher realizou, em 2013, 1.846 atendimentos para cerca de 450 artesãs de várias localidades do DF, desde a sua criação. Dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro mostram que 87% das pessoas que produzem artesanatos no DF são mulheres.
Ascom SEM/DF
3961-1782 e 3425-4779