A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) realizou na quinta e sexta-feira (24 e 25) atividades de sensibilização com motoristas e cobradores de empresas de ônibus do Distrito Federal, acerca do atendimento à pessoa idosa no transporte público intraurbano.
A ação é de extrema importância para esse segmento da sociedade, visto que no espaço do transporte coletivo ainda prevalece muito desrespeito e violação dos direitos destes, afirmou a Priscila Nolasco, coordenadora de pessoas idosas da Sedestmidh.
Os temas tratados foram a importância do bom atendimento a pessoa idosa como fator de estímulo a sua autonomia e independência, assim como aspectos do processo de envelhecimento e a rede de serviços fornecida para eles.
Para o ano de 2017 serão alcançadas outras empresas operadoras, o cronograma de atuação está em fase de elaboração. Esta é uma parceria da SEDESTMIDH com o DFTRANS – Transporte Urbano do Distrito Federal, que visa a qualificação da mobilidade urbana para a pessoa idosa.
É importante ressaltar que, conforme o Artigo 39 do Estatuto do Idoso “Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos”. Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.