A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) realiza treze atividades da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovida pela Organização das Nações Unidas em 160 países. Em Brasília, a programação começa no dia 23 de novembro e vai até 10 de dezembro, quando a ação é encerrada em todo o mundo.
O calendário do Distrito Federal começa com seminários que vão abordar temas de gênero, saúde e racismo. A primeira atividade, ArteCulações: Saúde Mental e Gênero, vai levar informação e entretenimento para pacientes, funcionários e familiares de pessoas atendidas no Hospital São Vicente de Paula, em Taguatinga, que desenvolve trabalhos com pacientes em tratamento psicológico e psiquiátrico. A unidade vai receber apresentação de teatro e palestras sobre o atendimento à mulher nos serviços de saúde mental, a partir de 14h.
Fruto do Grupo de Trabalho contra o Feminicídio, lançado em março, o seminário Luiza Bairros: Feminicídio e a Questão Racial vai desenvolver um debate em torno dos dados que apontam a mulheres negras como o principal alvo de assassinatos no Brasil. Em parceria com o Instituto Federal de Brasília, o evento também compõe a programação do Mês da Consciência Negra. Especialistas e grupos da sociedade civil vão construir propostas de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e violência contra a mulher, a partir de 8h, no Campus do IFB da Estrutural.
A Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência de Atendimento à Mulher e a Associação Vanessa Ribeiros realizam cinco Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas, nos dias 28 de novembro, 2, 3, 5 e 7 de dezembro, na sede da Associação Vanessa Ribeiro, na 702/703 Norte.
Outras unidades da Rede de Proteção à Mulher do Distrito Federal também desenvolveram quatro ações públicas para informar a população sobre as ferramentas de prevenção e combate à violência contras as mulheres, gênero e Lei Maria da Penha, na Escola Classe nº 1 de Santa Maria, no Centro Comunitário São Lucas, em Ceilândia; no campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília e ação pública na Estação 102 do Metrô, nos dias 25 de novembro e 1º de dezembro.
As ações serão desenvolvidas pelos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVDs), Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CEAMs), Casa Abrigo, Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Tenda
No dia 29 de novembro, as Nações Unidas e o Governo do Distrito Federal realizam o diálogo com os movimentos de mulheres da sociedade civil e gestão pública, na Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a partir de 16h30, na Funarte. O evento terá shows, atividades culturais, economia solidária e debates.
O ponto alto será o lançamento do Glossário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e de Posicionamento da ONU sobre os Direitos Humanos das Mulheres no Brasil. A ação ainda vai contar com Associação Indígena dos Estudantes da UnB, Centro de Estudos Feministas e Assessoria e Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. A noite se encerra com os shows da Mestre Martinha do Coco e da banca Maria Vai Casoutras.
No dia 6 de Dezembro, haverá a exposição do plano de ação do Governo de Brasília para a campanha He For She (Eles por Elas) da Organização das Nações Unidas, no Palácio do Buriti, de 9h às 11h, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, a primeira-dama e colabora Márcia Rollemberg e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Dra. Nadine Gasman. A programação será encerrada com a exibição e debate sobre o documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero.
Programação
23 de Novembro
Evento: Sensibilização de Gênero e Saúde Mental
Horário: 14h às 17h30
Local: Hospital São Vicente de Paula (Taguatinga Sul- QSC área Especial)
24 de Novembro
Evento: Seminário Luiza Bairros: Feminicídio e questão racial
Horário: 8h às 17h
Local: Instituto Federal de Brasília- Campus Cidade Estrutural (Início da Cidade do Automóvel)
25 de novembro
Evento: Roda de Conversa no Centro Comunitário São Lucas – Cecosal – Ceilândia/DF
Local: QNM 33 Módulo “A” – Área Especial Ceilândia Sul
Horário: 16h30
Evento: Ação na Estação do Metrô 102 Sul – Brasília
Local: Estação do Metrô 102 Sul
Horário: 11h
28 de novembro
Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas
Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte
Horário: 13h15
29 de novembro
Evento: Tenda dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Evento junto com a ONU Mulheres).
Local: FUNARTE.
Horário: 16h30 às 20h30
1º de dezembro
Evento: Roda de Conversa na Escola Classe número 1 de Santa Maria/DF
Local: condomínio Porto Rico quadra 17 lote 14, terceira etapa
Horário: 15h
Evento: Roda de Conversa no IFB de Planaltina/DF
Local: IFB Planaltina – Rodovia DF-128, Km 21, Zona Rural de Planaltina
Horário: 15h
02 de dezembro
Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas
Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte
Horário: 13h15
03 de dezembro
Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas
Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte
Horário: 13h15
05 de dezembro
Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas
Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte
Horário: 13h15
06 de dezembro
Evento: Campanha Her for She (Dia Mundial de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres).
Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti
Horário: 9h às 11h30
07 de dezembro
Evento: Oficinas de Afirmação do Feminismo com Trupe Argonautas
Local: Associação Vanessa Ribeiro – 702/703 Norte
Horário: 13h15