Pesquisas vão subsidiar projetos da Secretaria
Brasília (9/6/2015) – A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e a Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan) firmaram, nesta terça-feira (9), acordo de cooperação para a realização de estudos e pesquisas que vão subsidiar ações do governo na área de direitos humanos pelos próximos quatro anos.
Os estudos, conforme o acordo assinado entre a secretária Marise Nogueira, da Semidh, e o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó, serão realizados entre 2015 e 2018 e abordarão temas como afroempreendedorismo, população de rua, pessoas idosas, LGBT, mulheres e indígenas.
A ideia é que, com base nos dados estatísticos, a Semidh, junto com outros parceiros do governo e da sociedade, possa desenvolver, de forma mais eficaz, programas e projetos que promovam o desenvolvimento social dos segmentos atendidos pela Secretaria.
“O trabalho da Codeplan é fundamental para a Secretaria pois nos fornece dados estatísticos úteis para a definição de políticas que tem como foco as mulheres, os negros, os idosos, os indígenas, enfim, segmentos que enfrentam algum tipo de vulnerabilidade”, afirmou a secretária Marise.
O presidente Lúcio Rennó destacou a importância da assinatura do documento. “Essa parceria tem um papel central para a Codeplan, já que o nosso compromisso é com o combate à desigualdade e com o desenvolvimento social do DF, preocupação que são também da Secretaria”, afirmou ele.
De acordo com o termo de cooperação, está prevista para este ano a entrega de dois estudos: um sobre o empreendedorismo entre as populações negras do DF e entorno e outro sobre o perfil da população LGBT.
Para o ano que vem, serão realizados estudos sobre população de rua e população carcerária. Em 2017, será a vez do segmento formado por pessoas idosas. Além disso, será atualizada a pesquisa sobre pessoas com deficiência, cuja primeira versão foi lançada em 2013.
Em 2018, haverá a atualização de duas pesquisas produzidas este ano: uma sobre as mulheres, divulgada em março, e outra sobre a população indígena, que saiu em abril, durante as comemorações do Dia do Índio.
Cada estudo será desenvolvido em três etapas: a primeira, de preparação conjunta entre técnicos da Semidh e da Codeplan; a segunda, de coleta dos dados em campo; e a terceira e última, de análise dos dados e publicação.
O QUE PREVÊ O ACORDO DE COOPERAÇÃO
2015:
Pesquisa sobre afroempreendedorismo no DF e entorno
Pesquisa sobre população LGBT no DF e entorno
2016:
Pesquisa sobre população de rua no DF
Pesquisa sobre população carcerária no DF
2017:
Pesquisa sobre pessoas idosas no DF e entorno
Atualização da pesquisa sobre pessoas com deficiência (lançada em maio de 2013)
2018:
Atualização da pesquisa sobre mulheres (lançada em março de 2015)
Atualização da pesquisa sobre indígenas urbanos (lançada em abril de 2015)
Ascom Semidh
3961-1782