A Secretaria da Mulher participou no último fim de semana do Brique Macumba Cultural. O projeto tem o objetivo trazer à tona a reflexão sobre a formação de uma rede de empreendimentos solidários de mulheres negras empreendedoras. Durante o evento, foram debatidos a importância da reflexão sobre a economia solidária.
Entre os objetivos do projeto está o de identificar, organizar, fomentar e difundir as iniciativas empreendedoras e inovadoras de matriz africana, protagonizadas por mulheres jovens e negras atuantes nos setores criativos do Distrito Federal e Entorno.
Mateus Guimarães, assessor especial da Secretaria da Mulher, participou do seminário nacional “Mulheres Negras e Economia Solidária” realizado durante o evento, e ressaltou as ações desenvolvidas pela SEM-DF, com destaque para o projeto Selo Rede Mulher. “O projeto trabalha com os princípios da economia feminista e solidária na perspectiva de promover o reconhecimento, a valorização e autonomia socioeconômica das artesãs e trabalhadoras manuais do Distrito Federal”, afirmou. Mateus ressaltou ainda a importância da iniciativa “que levanta o debate e a reflexão sobre a economia solidária, paradigma que surge como alternativa ao modelo econômico vigente, tendo como foco as mulheres negras”.