Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/16 às 19h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h14

SEDESTMIDH realiza atividade de luta contra Aids com idosos

COMPARTILHAR

A Coordenação do Idoso da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos realizou atividades de prevenção e combate à Aids com integrantes da Associação dos Idosos de Taguatinga, na última terça-feira (29), na sede da entidade. A ação faz parte do calendário da Secretaria para o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra Aids.

Os casos de infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, na população com mais de 60 anos, tiveram um aumento significativo nos últimos anos, fato que se relaciona com os avanços da ciência, o não reconhecimento dos riscos pelos idosos e a não realização de sexo seguro. O diagnóstico da Aids na população idosa é muitas vezes dificultado, porque tanto os idosos quanto seus familiares tendem a não cogitar a possibilidade da infecção nessa faixa etária.

Assim, o diagnóstico de HIV/Aids entre a população idosa acontece muitas vezes tardiamente, pois seus sintomas se confundem com outras doenças mais comuns da velhice, o que compromete o diagnóstico e o tratamento.