Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos

A Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos tem a responsabilidade de elaborar e implementar políticas públicas de defesa de direitos, de promoção do bem estar, da autonomia, da cidadania e da inclusão social e de prevenção e enfrentamento à violência contra pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBT e demais grupos historicamente invisibilizados e/ou excluídos pelas políticas públicas.

 

a) Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência. A Coordenação desenvolve ações de acessibilidade, autonomia econômica e trabalho, habitação, concessão do passe livre no transporte coletivo, Central de Libras (Núcleo de intérpretes), entre outras iniciativas que buscam garantir a inserção na sociedade das pessoas com deficiência.

 

b) Coordenação de Promoção de Direitos da Diversidade. Tem o objetivo de promover os direitos das pessoas LGBT por meio de ações educativas, de saúde, de segurança e de autonomia econômica e trabalho.

 

c) Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas Idosas. Apoia as instituições de longa permanência e centros-dia de

convivência para idosos, além de desenvolver políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, com o objetivo de garantir a dignidade das pessoas idosas. Gerencia ainda o disque-violência contra o idoso, o 156-8.

 

d) Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Articula políticas públicas para garantir o respeito, a dignidade e a inclusão das pessoas que vivem, de alguma forma, em situação de risco social, como os chamados moradores de rua, que necessitam mais diretamente do apoio do Estado.

 

e) Coordenação de Programas e Projetos. Elabora e monitora a execução de ações mais gerais da Semidh. No momento, está envolvida na viabilização do programa “Brasília Sem Preconceito”, que busca inserir nos vários órgãos do governo conceitos e ações que busquem eliminar todas as formas de discriminação.

 

Contato: 3212-3628

Governo do Distrito Federal