Evento, promovido pelo governo federal, reuniu gestoras de vários estados do País
“Mesmo quando realizamos ações na área social, na área de qualificação profissional, de saúde, estamos reforçando o enfrentamento da violência contra a mulher. Uma coisa remete à outra”, afirmou a secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, durante a videoconferência realizada nesta sexta (20). A iniciativa, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, reuniu gestoras de vários estados e teve o objetivo de trocar experiência sobre as políticas públicas de gênero desenvolvidas localmente no País.
Ao falar sobre as diretrizes de sua gestão à frente Secretaria da Mulher do DF, Olgamir disse que a grande preocupação é desenvolver uma política intersetorial e transversal, inserindo a questão de gênero nos vários setores do governo. Ela citou como exemplo acordo feito com a Secretaria de Administração, que incluiu no curso de treinamento dos servidores do DF um módulo sobre os direitos da mulher.
Ela afirmou ainda que mantém uma relação muito estreita com a Secretaria de Segurança, o que tem aprimorado, em muito, o trabalho de atendimento na Delegacia da Mulher. “Nos nossos encontros com as mulheres vínhamos recebendo muitas reclamações sobre o atendimento por parte dos policiais. Repassamos esses dados para a Polícia Civil. A partir daí, o atendimento melhorou muito, segundo relatos que nos foram passados”, acrescentou a secretária.
A videoconferência foi ancorada em Brasília, na sede do Incra, pela secretária Adjunta de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Angela Fontes. Participaram dos debates, que ocorreram no período da tarde, gestores de secretarias de Mulheres dos estados de Alagoas, Paraíba, Goiás, Amazonas e Rio Grande do Sul, entre outros. A recém-empossada subsecretaria de Enfrentamento da Violência contra a Mulher do DF, Silvania Timoteo, também acompanhou as discussões.
Ascom SEMDF
3961-1782