Equipamento da Secretaria da Mulher, voltado à capacitação e ao empreendedorismo feminino, oferece orientação para mulheres se inserirem no mercado de trabalho
Por: Viviane Fortes
Nesta quinta (6), foi publicada a portaria 14/2025 que institui o Espaço PROMulher, visando à implementação de ações conjuntas voltadas às mulheres nas áreas de autonomia econômica, saúde e economia do cuidado. Os espaços denominados Empreende Mais Mulher passarão a se chamar Espaços PROMulher, que são localizados na Ceilândia e Taguatinga. Criado pela Secretaria da Mulher durante a pandemia, o projeto oferece cursos gratuitos e on-line de capacitação e geração de renda.
Esses locais são voltados para a qualificação das mulheres, com vistas à sua autonomia econômica, e também conta com atendimentos mensais, realizados em parceria com a Secretaria de Saúde, através do Programa Cuide-se. São atendimentos mensais voltados para o fortalecimento da autoestima feminina, através de palestras, oficinas, e de atendimentos com profissionais da beleza, que realizam cortes de cabelo, tranças, penteados, manicure e pedicure, designer de sobrancelha, entre outros.
Foto: Vinícius de Melo/SMDF
Segundo a vice-governadora do DF, Celina Leão, a implementação de políticas públicas como essa contribuem para a autonomia econômica e o cuidado com a saúde mental das mulheres. ”As nossas unidades de atendimento ajudam a ampliar as oportunidades de inserir elas no mercado de trabalho, através de qualificação profissional. Além de estimular o aumento da qualidade de vida e autoestima feminina”, disse.
A Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, afirmou que os Espaços PROMulher acolhem mulheres, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade, que buscam os equipamentos da Secretaria da Mulher. “Elas têm acesso à Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Trabalhamos com o respeito à diversidade e combate a todas as formas de discriminação, com ações para que essas mulheres tenham a sua própria renda e uma vida melhor”, relatou.
Todas as mulheres atendidas nos Espaços PROMulher serão cadastradas por servidores da Secretaria da Mulher, de forma presencial ou virtual, no Sistema de Informações IRIS. Cada capacitação ou evento realizado nas unidades de atendimento garantirá o mínimo de 10% das vagas para mulheres idosas, lésbicas, transexuais, com deficiência, mães atípicas e/ou rurais, egressas do sistema prisional, quilombolas, indígenas, e em situação de rua.
Confira os Espaços PROMulher:
Ceilândia
Endereço: 2º andar da Casa da Mulher Brasileira (CNM 1, bloco I, lote 3, Ceilândia.
Horário: 08h às 17h
Telefone/ Whatsapp: (61) 98199-1146
Taguatinga
Endereço: 2º andar da Agência do Trabalhador (Setor C 04, lote 03, Taguatinga Centro).
Horário: 08h às 17h
Telefone/Whatsapp: (61) 99206-6788