Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/02/25 às 11h00 - Atualizado em 18/02/25 às 11h06

GDF apresenta projeto de empoderamento feminino

 

Meninas em Ação, que propõe discussões sobre igualdade de gênero nas escolas, dará oportunidade para estudantes da rede pública ocuparem cargos importantes por um dia 

 

Empoderamento feminino é o foco do projeto Meninas em Ação, lançado nesta segunda-feira (17) pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com o objetivo fortalecer a participação feminina na sociedade e promover a igualdade de gênero no DF.

 

O secretário de Relações Internacionais, Paco Brito, apresentou o projeto ao lado das secretárias de Educação, Hélvia Paranaguá, e da Mulher, Giselle Ferreira /Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

 

“Se de um lado temos uma ação considerada  simples, que é a autoridade receber essa menina durante um dia de trabalho e fazê-la viver esse dia com ela, do outro lado, teremos vidas transformadas de meninas que perceberão que é possível alcançar esse lugar”

 

Paco Britto, secretário de Relações Internacionais

 

Criado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), o projeto estará em vigor entre março e outubro, executado em parceria com as secretarias de Educação (SEEDF) e da Mulher (SMDF). Entre as ações propostas estão o lançamento de uma revista com artigos que promovam o empoderamento feminino e o acesso de meninas estudantes da rede pública a cargos e funções dentro e fora do governo – que já conta com mulheres no comando.

 

Lideranças femininas

 

O projeto é inspirado no programa da organização Plan International, criadora do movimento Girls take over, que oferece a meninas de todo o mundo a oportunidade de experimentar posições de liderança. No DF, estudantes de três escolas selecionadas terão a chance de ser embaixadoras, vice-governadora, primeira-dama, secretárias, empresárias, e até diretoras de jornal, durante um dia, ao lado das mulheres que ocupam esses cargos.

 

“Nós mulheres não queremos roubar espaço dos homens; queremos apenas igualdade, e é isso que levaremos para nossas escolas”

Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

 

“Se de um lado temos uma ação considerada até simples, que é a autoridade receber essa menina durante um dia de trabalho e fazê-la viver esse dia com ela, do outro lado, teremos vidas transformadas de meninas que perceberão que é possível alcançar esse lugar”, explicou o secretário de Relações Internacionais,  Paco Britto. 

 

Trinta meninas serão selecionadas nas três escolas para viver o dia de apoderamento Elas também serão as “embaixadoras” do projeto dentro de suas escolas e comunidades. “Nós mulheres não queremos roubar espaço dos homens; queremos apenas igualdade, e é isso que levaremos para nossas escolas”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Precisávamos chegar a essas meninas e mostrar que elas podem ser o que quiserem”.

 

Agenda 2030

 

“Estamos plantando uma semente, uma esperança de mudança”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

 

O Meninas em Ação é um projeto-piloto, mas a intenção é transformá-lo em um programa de governo para ser desenvolvido nos próximos anos e contemplar mais escolas e estudantes. “A pauta da mulher é de homens e mulheres”, reforçou a secretária da Mulher, Gisele Ferreira. 

 

A titular da SMDF lembrou que muitos projetos envolvendo a educação apresentaram bons resultados – ela citou o exemplo da campanha do uso do cinto de segurança –  e que levar a discussão da igualdade de gênero para as escolas é fundamental. “Estamos plantando uma semente, uma esperança de mudança”, pontuou. O projeto atende, ainda, a Agenda 2030, do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 5 da igualdade de gênero, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Foto: Samuel Marques

 

Para o encerramento do projeto, está previsto um bate-papo com a presença da secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixadora Maria Laura da Rocha. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo no Itamaraty em 200 anos. 

 

Veja, abaixo, a lista das autoridades que terão seus cargos ocupados pelas meninas durante um dia.

 

GDF

 

⇒ Mayara Noronha Rocha, primeira-dama
⇒ Celina Leão, vice-governadora
⇒ Giselle Ferreira, secretária da Mulher
⇒ Ana Paula Habka, comandante-geral da PMDF
⇒ Hélvia Paranaguá, secretária de Educação
⇒ Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
⇒ Lucilene Florêncio, secretária de Saúde
⇒ Ana Paula Soares Marra, secretária de Desenvolvimento Social
⇒ Claryssa Roriz, secretária de Atendimento à Comunidade
⇒ Telma Rufino, administradora de Arniqueira

 

Empresárias

 

⇒ Janine Brito, presidente do Lide Mulher DF
⇒ Rose Rainha, diretora-superintendente do Sebrae
⇒ Juliana Jacinto, CEO do Capital Moto Week Entretenimento
⇒ Ana Dubeux, diretora de Redação do Correio Braziliense

 

Poder Executivo

 

⇒ Ludmila Lavocat Galvão, procuradora-geral do Distrito Federal

 

Embaixadoras

 

⇒ Luiza Lopes, diretora-adjunta da ABC
⇒ Angeladebie Ramkisoen, embaixadora do Suriname
⇒ Mateja Kracun, embaixadora da Eslovênia
⇒ Tonika Thompson, embaixadora de Barbados
⇒ Katarína Tomková, embaixadora da Eslováquia
⇒ Maria del Mar Fernández, embaixadora da Espanha
⇒ Stephanie Al-Qaq, embaixadora do Reino Unido
⇒ Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia
⇒ Bettina Cadenbach, embaixadora da Alemanha
⇒ Pavla Havrlíková, embaixadora da República Tcheca
⇒ Benetia Chingapane, embaixadora de Botsuana
⇒ Rachel Coupad, embaixadora do Haiti
⇒ Maria Ângela, embaixadora do Timor Leste
⇒ Sophie Daves, embaixadora da Austrália
⇒ Mai Taha Khalil, embaixadora do Egito.

 

*Com informações da Serinter e Agência Brasília

Governo do Distrito Federal