As representantes da sociedade civil do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal serão pela primeira vez escolhidas por meio de eleição direta. Na última terça-feira, 26, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, o novo Regimento Interno do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, CDM/DF, órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.
A Secretária da Mulher e presidente do CDM, Éricka Filippelli, atuou junto às integrantes do Conselho na construção do novo regimento. As inúmeras reuniões e os incontáveis debates resultaram nesse novo documento que, segundo a Secretária da Mulher, surge com o objetivo de dialogar com as pautas femininas atuais e se adequar às necessidades específicas de cada coletivo.
“A grande transformação desse novo regimento é determinar que pela primeira vez a escolha das conselheiras que formam o CDM seja feita por meio de eleições diretas e não como era feito anteriormente”, destacou a Secretária que reiterou que, por esse motivo, também foi criada uma comissão eleitoral para avaliar critérios e definir os processos até o dia da votação.
A Secretária Executiva do CDM , Michelle Abrantes, destaca o sentimento de vitória ao concluir o texto. “Trabalhamos duro junto com as conselheiras e a Secretária Éricka Filippelli. O antigo regimento estava retrógrado, assim, havia uma necessidade real de adequação à realidade atual das mulheres do DF”, ressalta.
O Conselho dos Direitos da Mulher é formado por 25 membros representantes da sociedade civil e de órgãos do Governo do Distrito Federal, e tem como diretriz fiscalizar e acompanhar as políticas públicas para as mulheres que moram na capital. O órgão ainda dará apoio na formulação de novas propostas de combate e eliminação das discriminações que atingem as mulheres.
Em breve, será publicado o edital das eleições para a nova gestão, com as devidas regras adaptadas ao período de emergência em saúde pública causada pela pandemia do novo coronavírus.
Ascom Secretaria da Mulher do Distrito Federal – Ascom SMDF
SERVIÇO
Ato publicado na pág. 17 do DODF 097 de 25 de maio de 2020