O Outubro Rosa chegou, o Palácio do Buriti já está iluminado em tons de rosa, e a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou uma programação especial para a campanha. Ao longo do mês, as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A divulgação do calendário das ações previstas para o mês será na segunda-feira (4), às 16h, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Na ocasião, também será realizada a abertura da exposição de fotos “Simplesmente Amor”, realizada pela Ong Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com o apoio da SMDF, que retrata oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama, venceram a doença e conseguiram reconstruir a autoconfiança e a autoestima.
Entre os serviços que oferecidos em outubro, serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos. As interessadas deverão preencher o formulário disponível na página da Secretaria da Mulher (www.mulher.df.gov.br), apresentar os documentos solicitados e aguardar o agendamento. A carreta do Sesc ficará estacionada na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, no período de 4 a 6 de outubro; e na Administração de Planaltina, entre os dias 26 a 29 de outubro.
A unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação. O “Ônibus da Mulher” visitará diversos pontos do DF, e a equipe da SMDF, em parceria com a Secretaria de Saúde, irá oferecer às mulheres orientações sobre o autoexame das mamas, rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina, além de agendamento de exames preventivos, como mamografia pela Rede Ses. Estão previstos 35 atendimentos por dia, voltados para mulheres adultas de 50 a 69 anos, conforme preconizado nas normas do SUS.
Na Clínica da Mulher (Cesmu) também terá uma programação voltada para a prevenção e para o tratamento do câncer de mama entre mulheres catadoras de materiais recicláveis e com deficiência.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei n 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.