Órgãos participantes apresentaram os fluxos de atendimento pertinentes à temática e os desafios a serem enfrentados
A Rede Distrital de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, liderada pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), realizou, nesta segunda-feira (5), a 4ª Reunião Ordinária do ano de 2024, no Anexo do Palácio do Buriti. O encontro teve como pauta assuntos que são de grande importância para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, como também a melhora do direcionamento das discussões e o aprimoramento das práticas de atendimento.
Composta por representantes de diversas instituições governamentais, a rede tem como objetivo discutir, desenvolver e analisar políticas de prevenção e combate à violência de gênero. Os participantes presentes realizaram a apresentação dos equipamentos e atendimentos realizados às mulheres em situação de vulnerabilidade e em situação de violência em sua Pasta. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a relevância do esforço conjunto do Governo do Distrito Federal (GDF).
“A Rede proporciona aos participantes a discussão das políticas públicas e as suas aplicações no dia a dia, com esses dados e informações apuramos as necessidades de aprimoramento e, até mesmo, o desenvolvimento de novas ações para a melhoria ao atendimento e acolhimentos às mulheres do DF. A partir deste grupo desenvolvemos, por exemplo, o Projeto Acolher Eles e Elas para os órfãos do feminicídio”, destaca.
A Rede une esforços para traçar, em conjunto, as políticas de prevenção e de combate à violência de gênero. Cabe a seus membros, entre outras, a responsabilidade de monitorar e avaliar as medidas adotadas para garantir o cumprimento da legislação federal e distrital sobre o tema. Além da Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, estiverem presentes no encontro representantes das Secretarias de Saúde; de Desenvolvimento Social; de Justiça e Cidadania; de Segurança Pública; Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Tribunal de Justiça; Ministério Público e Defensoria Pública, todos do Distrito Federal.