As 150 famílias que moram no Núcleo Rural Fazenda Larga, em Planaltina, receberam, nesta sexta-feira (20), o “Ação Mulher no Campo”.
O evento contou com a participação das secretarias da Mulher (SMDF); de Turismo; de Saúde; de Trabalho; de Educação; de Segurança Pública; de Agricultura, do Desenvolvimento Social (Sedes), além da Emater, Defesa Civil, Caesb, DER e parceiros não governamentais, entre outros.
A comunidade teve acesso a rodas de conversas educativas sobre direitos, legislação e formas de combate à violência de gênero; além de receber orientações sobre como participar das oficinas de capacitação, gratuitas e virtuais, voltadas à autonomia financeira e econômica da mulher, oferecidas pela SMDF.
As mulheres também puderam fazer inscrições no Cadastro Único, da Sedes e no Programa Prospera, da Setrab. Já os artistas locais, aproveitaram a oportunidade para solicitar a emissão da carteira de artesão pela Setur.
A Secretaria de Saúde promoveu diversas ações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher e ofereceu agendamento de exame citopatológico e de consulta médica, vacinação contra influenza, além de realizar aferição de pressão e palestras sobre cuidados bucais.
A Emater-DF ofereceu informações e orientações de seus técnicos a respeito das práticas rurais; a Defesa Civil distribuiu cobertores, e o DER disponibilizou cartilhas educativas sobre o trânsito para as crianças presentes.
Na ocasião, também foi firmada a portaria conjunta entre a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF), no âmbito da Rede Sou Mais Mulher, e a Emater, criando um acordo de cooperação mútua que irá oferecer às mulheres rurais, entre outras ações, rodas de conversa, cursos, oficinas e/ou programas de ambientação, abordando temas como: “Igualdade de gênero”; “A importância da mulher no mercado de trabalho”; “Direitos da mulher”; “Combate à violência contra as mulheres”; “Empreendedorismo feminino” e “A questão geracional para as mulheres”.
A próxima “Ação Mulher no Campo” está agendada para sexta, 27/8, no Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama.