Cerca de 60 famílias do Assentamento 1°de Julho, em São Sebastião, receberam o “Ação Mulher no Campo”, programa encabeçado pela Secretaria da Mulher (SMDF) e que une os esforços de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal e de parceiros não governamentais. A ação conjunta tem a proposta de facilitar o acesso da população a diversos serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais. Ao todo, foram oferecidos 971 atendimentos aos moradores do local.
Outra proposta do projeto é dar visibilidade às mulheres do campo e incentivá-las a trabalhar e a gerar renda sem sair de casa, explorando a terra ou seus talentos manuais, como artesanato e gastronomia. Também são oferecidas palestras para falar dos direitos femininos, além de serem apresentados os caminhos de prevenção e combate à violência de gênero por meio de rodas de conversas e abordagem psicossocial.
“O Ação Mulher no Campo nasceu a partir de uma demanda das representantes do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, de mulheres que queriam ser vistas, que desejavam que o governo conhecesse as demandas e dificuldades da população rural”, explica a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli. “O que nós queremos com esse projeto é valorizar o que a população já faz. Nenhuma mulher precisa sair do campo. É o governo é que precisa chegar até a elas”, acrescenta.
Moradora do Assentamento, a pastora Nilvanir Alencar Miranda destaca a relevância da ação para os mais de 200 moradores da região: “É de uma importância imensurável, porque nos dá acesso a serviços e a equipamentos que não temos aqui. E, mais importante ainda, proporciona mais conhecimento à população sobre os seus direitos, onde procurá-los e como exercê-los”.
O evento contou com a participação das secretarias de Turismo (Setur); Saúde (Ses); Segurança Pública (SSP); Trabalho (Setrab); Mobilidade (Semob) e do Desenvolvimento Social (Sedes); além da Emater; Defesa Civil; Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER); Polícia Civil; Casa Militar; Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Administração Regional de São Sebastião e de parceiros não governamentais.
Confira a galeria de fotos: