Nesta sexta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, realiza o “Cine debate – Mulheres negras”. O encontro acontecerá no Centro Especializado da Mulher (CRAM), localizado na Estação do Metrô da 102 Sul, e é uma realização em parceria com a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR-DF).
O objetivo do encontro é reunir lideranças femininas do movimento negro para um debate em torno das temáticas propostas pelo vídeo “Mulher Negra Mulher”, dirigido por Osvaldo Duarte, e levantadas pelas duas secretarias em questão. A película é resultado cinematográfico do programa Rede Jovem Cidadania (2008). A atividade terá início às 14h.
O vídeo exibe uma série de conversas com mulheres negras, que comentam sobre a condição de serem negras na sociedade. A partir da experiência pessoal de cada uma, mostra pontos de vista, histórias e relatos da situação da mulher negra na sociedade brasileira. Assim, tem como intuito promover a autoestima das mulheres negras e mostrar para a sociedade que, apesar das violências cometidas à mulher, ela luta pelos seus direitos se impondo em todos os segmentos sociais, ainda que estes sejam machistas, patriarcalistas e preconceituosos.
“A Secretaria da Mulher estabelece relações diretas com os demais órgãos de governo a fim de promover ações e políticas públicas de Estado para as mulheres negras que, a nosso ver, sofre duplo preconceito: por serem mulheres, por serem negras e quilombolas”, explica a subsecretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Silvânia André.
Serviço:
O que: Cine debate – Mulheres negras
Quando: Hoje, 22 de março
Onde: Centro Especializado da Mulher (CRAM), localizado na Estação do Metrô da 102 Sul, a partir das 14h