Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/10/13 às 12h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h13

Ônibus da Mulher inicia atendimento nesta quarta-feira no Distrito Federal

Unidade móvel vai até Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina (DF), prestar assistência a mulheres vítimas de violência. Projeto é inédito e revolucionário

Brasília (9/10/2013) – O Ônibus da Mulher, unidade móvel para mulheres em situação de violência nas áreas rurais, começa a funcionar hoje, quarta-feira, no Distrito Federal. A comunidade escolhida para a abertura dos trabalhos é o Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina (DF), onde há um número considerável de registros de violência doméstica. O ônibus ficará estacionado em frente à gerência da Emater. A abertura oficial dos trabalhos, que seguem até quinta (10), será às 14h de hoje, 9.

O projeto é uma forma de o governo ir até às comunidades mais distantes e carentes para dar atendimento às mulheres vítimas de violência. O ônibus vai levar atendimento psicológico, social, jurídico e assistência em geral. Também serão oferecidas cartilhas da Lei Maria da Penha com orientações para cada tipo de agressão às mulheres – física, sexual, moral, psicológica e patrimonial.

O atendimento será feito no interior dos ônibus, em compartimentos montados especificamente para isso. Do lado de fora, serão realizadas atividades lúdicas e educativas, de sensibilização e conscientização.

Saiba mais – As unidades móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e se somam ao programa 'Mulher, Viver sem Violência', do governo federal. O DF recebeu dois ônibus da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A gestão de logística e itinerário dos ônibus, assim como dos serviços de atendimento, são de responsabilidade da Secretaria da Mulher do DF.

“O objetivo das unidades móveis é levar serviços de assistência psicossocial e informação sobre a Lei Maria da Penha para as trabalhadoras que vivem em áreas remotas do DF. Além de inédito, o projeto é revolucionário porque inverte a ordem: em vez de as mulheres procurarem o governo, o governo está indo até elas. Um reforço fundamental que estamos realizando, por meio do programa Rede Mulher Rural, para garantir a paz no campo”, revela Olgamir Amancia, secretária da Mulher do DF.

De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a população feminina do Distrito Federal é, pela segunda vez, a que mais fez denúncias de violência por meio desse serviço. De janeiro a junho deste ano, a taxa de registro alcançou 673,53 por 100 mil mulheres. No mesmo período do ano passado, o DF apresentou 625,69. Confrontados os dois períodos, houve aumento de 7,65% em 2013.

Serviço:

O que: Atendimentos nas Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência nas áreas rurais do DF – Ônibus da Mulher

Quando: Dias 9 e 10 de outubro, das 10h às 16h

Onde: Edifício sede da Gerência da Emater de Tabatinga (veja o mapa aqui)

Informações: (61) 3961-1782

Governo do Distrito Federal