Show musical marca encerramento dos 16 Dias de Ativismo Feminino
Brasília (11/12/2013) – A campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi encerrada na noite de ontem (terça, 10), na Sala Cássia Eller (Funarte), com pouco discurso e muita música. Além do cordelista cearense Tião Simpatia, que apresentou o show “Mulher de lei”, o compositor costarriquenho Miguel Solaris lançou a canção JOY.
Antes do show, Maria da Penha, que inspirou a lei que pune crimes contra a mulher, e outras defensoras dos direitos femininos, entre elas, a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia, fizeram rápidos pronunciamentos e assinaram a adesão à campanha UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres, do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Muito aplaudida, Maria da Penha saudou as mulheres presentes e conclamou todas a ampliar o movimento em defesa dos direitos femininos. “É preciso que reforcemos campanhas como essas (dos 16 Dias e a da ONU) para que tenhamos uma sociedade marcada pela paz”, afirmou.
ONU Mulheres – A abertura do evento foi feita pela representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, que destacou a importância dos 16 Dias de Ativismo e da campanha UNA-SE. “Ações como essa despertam a consciência das pessoas em todo o mundo”, disse ela, vestida com a camiseta laranja da mobilização, que fez parte do figurino da maioria das convidadas.
As deputadas Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, e Elcione Barbalho (PMDB-PA), procuradora da Mulher na Câmara, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher no Senado, e a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, também compareceram ao show e firmaram o seu apoio à campanha da ONU.
No seu pronunciamento, a secretária Olgamir Amancia ressaltou a união dos vários parceiros que estiveram juntos durante a jornada dos 16 Dias de Ativismo Feminino. “Demos mais um bom passo para o enfrentamento da violência contra a mulher. O GDF, a ONU Mulheres e os demais parceiros mostraram que o caminho é esse”, afirmou.
Ao final da apresentação de Tião Simpatia, o compositor costarriquenho Miguel Solaris subiu ao palco para o lançamento oficial da música JOY, da Rede de Artistas UNA-SE, composta por músicos de diversos países da América Latina e do Caribe que apoiam a campanha da ONU.
O show foi promovido pela ONU Brasil e teve o apoio da Secretaria da Mulher do DF, do Instituto Maria da Penha, da Procuradoria da Mulher do Senado, da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.
Ascom SEM/DF
3961-1782